O Vasco lançou uma linha em comemoração aos 100 anos da Resposta Histórica, quando o clube se posicionou contra a discriminação racial e social no esporte. As quatro camisas serão vendidas pela marca Chico Rei, marcando o início da parceria entre ambos.
O Vasco destacou que o percentual das vendas a que tem direito será utilizado para realizar melhorias em seu museu.
“Tudo o que for arrecadado pela Vasco será convertido em melhorias para o Centro de Memória, que ainda nesta semana irá lançar o maior acervo digital do mundo entre equipes esportivas”, destacou Raphael Pulga, vice-presidente de história e responsabilidade social do clube.
Uma das camisas tem as inscrições “100 anos Antirracista” e “O Vasco é a caneta da história”. Outra carrega a frase “O Vasco é do tamanho da sua história”. Uma das estampas destaca a imagem de Claudionor Corrêa, mais conhecido como Bolão, um dos principais nomes do time dos “Camisas Negras”, que foi campeão do Campeonato Carioca em 1923 e 1924.
Das quatro estampas disponíveis, as duas brancas foram criadas pelo Studio da Colina, estúdio de tatuagem em frente ao estádio de São Januário.
“É muito marcante ter contribuído com o desenvolvimento dessa ação nessa data que não é só importante para o Vasco, mas é uma das datas mais importantes do futebol brasileiro”, acrescentou Raul Magalhães, do Studio da Colina.
A Resposta Histórica foi uma carta redigida pelo presidente do Vasco, em 1924, abrindo mão de participar da nova liga que surgia no Rio de Janeiro para não ter que excluir jogadores pobres e negros do elenco, contrariando um pedido dos fundadores.