Indústria

Ayrton Senna e a força de uma marca atemporal

Tricampeão mundial mantém vivo através de uma herança imaterial que extrapola as dimensões do esporte

Ayrton Senna e a força de uma marca atemporal

27 de maio de 2024

4 minutos de Leitura

Um dos maiores esportistas brasileiros de todos os tempos, Ayrton Senna é lembrado tanto por sua competitividade na pista como também pela sua relevância fora dela. Trinta anos após trágico falecimento no dia 1º de maio de 1994, Senna se mantém vivo através de uma herança imaterial que extrapola as dimensões do esporte.

Em tributo às três décadas da partida do piloto, diversas homenagens e parcerias foram estabelecidas, principalmente no último mês, com o intuito de manter viva a memória do ídolo e disseminar suas realizações para os mais jovens.

Parte dessa celebração, no final de fevereiro, a Netflix revelou teaser da série exclusiva sobre a trajetória de Senna. Em parceria com a Senna Brands, marca que gerencia o legado do piloto, a produção traz uma visão intimista sobre os desafios e conquistas do tricampeão mundial.

“A série Senna terá um lançamento global pela Netflix no segundo semestre deste ano e estamos muito empolgados com esta produção. É uma série brasileira, feita com muita dedicação e apreço aos detalhes. A Netflix se conecta com várias gerações e, para nós, ter o Senna nesta plataforma é uma forma de amplificar a história dele e alcançar pessoas que, não necessariamente, acompanham automobilismo”, comentou Ana Simões, CMO Senna Brands, em entrevista exclusiva para o MKTEsportivo.

Além de marcar presença em uma das principais plataformas da indústria do entretenimento, a marca vem proporcionando diversas iniciativas visando ampliar a popularidade dos feitos de Senna também entre os públicos de outros nichos.

Contemplando desde redes sociais aos games, essa gama de ações pretende preservar não só o ídolo, que Ayrton Senna ainda representa, como também perpetuá-lo entre os mais jovens. E isso passa por marcar presença também em frentes que a geração Z se faz atuante.

“O objetivo da Senna Brads, que gerencia e maximiza os ativos vinculados ao Ayrton Senna, é perpetuar a história e o legado dele, que são atemporais. Mas, a forma como apresentamos essa narrativa se adapta conforme o mundo muda. Diante disso, reforçamos nossa presença online. Atualmente, estamos no Roblox, com um espaço interativo sobre Senna; com séries e desenhos do Senninha, em plataformas de streaming e no Youtube. Destaco também a estratégia de licenciamento de marcas, com collabs com empresas que dialogam bem com novos públicos e targets mais jovens”, detalhou Ana Simões.

Já dentro das pistas, a idolatria segue intacta. Prova disso, é que pilotos e equipes promoveram diversas homenagens ao brasileiro. Piloto da Alpine e grande fã de Senna, Pierre Gasly utilizou capacete com design semelhante ao item utilizado pelo ídolo. Já a McLaren, apresentou pintura especial e uniformes em verde e amarelo para o GP de Mônaco, realizado no domingo (27), e a Ferrari estampou adesivo em Ímola, honrando a memória do piloto.

Outra iniciativa de grande sucesso, foi a parceria da Senna Brands com o tetracampeão mundial Sebastian Vettel. Além de andar com o icônico carro do brasileiro, o ex-piloto alemão, que se declara grande admirador da história de Senna, também promoveu corrida à pé em Ímola, contando com a presença de pilotos da F1, F2 e F3.

“O Vettel é um fã declarado. A iniciativa da homenagem em Ímola partiu dele e, desde o início, contou com total apoio da Senna Brands. Ao longo desse processo nos últimos meses, foram várias trocas generosas de possibilidades para construirmos e potencializarmos, juntos, essa ação. Definitivamente, foi um trabalho que mexeu com todos nós. Foi emocionante ver, no autódromo, a adesão espontânea de quase todos os pilotos no dia da corrida de rua e na solenidade no memorial”, acrescentou Ana Simões.

Parte importante no processo de internacionalização do legado de Ayrton Senna, recentemente, com o aumento da popularidade da Fórmula 1 nos Estados Unidos, a marca vem realizando consideráveis avanços no país.

Além de grandes ativações em solo estadunidense, a Senna Brands tem realizado grandes collabs e lançado produtos exclusivos com grandes players do mercado global.

“Temos conduzido estratégias para ampliar a presença da marca no território norte-americano justamente para trazer e apresentar a história do Ayrton para um público que ainda não tem o mesmo contato que nós aqui no Brasil. Destaco algumas ações recentes que fazem isso acontecer: homenagens como o novo mural do Kobra, em Miami, projeção do capacete na Sphere, em Las Vegas, lançamentos de produtos e experiências em parceria com a Lego, coleção de vestuário com a Puma e a série Senna também fazem parte desse movimento. Teremos muitas outras novidades que serão anunciadas em breve específicas para o mercado americano”, finalizou.

Foto: Brian Snyder/REUTERS
Compartilhe