Indústria

Estudo de caso: “Fortuna para Todos” e a importância do pertencimento

Fortuna Düsseldorf ofereceu ingressos gratuitos para todos os torcedores em algumas partidas como parte de uma estratégia de aproximar o clube da cidade e dos torcedores

Estudo de caso: “Fortuna para Todos” e a importância do pertencimento

02 de maio de 2024

2 minutos de Leitura

Eduardo Esteves
Eduardo Esteves
Fundador do MKTEsportivo

Há um ano, o Fortuna Düsseldorf, atualmente na segunda divisão da Alemanha, lançou o projeto “Fortuna para todos”. A iniciativa consistia em oferecer ingressos gratuitos para todos os torcedores em algumas partidas da atual temporada, como parte de uma nova estratégia de aproximar o clube da cidade e dos torcedores, à medida que o investimento estrangeiro toma cada vez mais o futebol. Movimento este que o Fortuna repudia.

“Abrimos o futebol para todos. Teremos entrada gratuita para os jogos da liga neste estádio. Chamamos isso de ‘Fortuna para todos’, o que pode e nos levará a um futuro de sucesso”, disse Alexander Jobst, CEO do clube, no lançamento da iniciativa.

Na campanha, era necessário um cadastro prévio em uma plataforma especifica para participar do sorteio dos ingressos. O custo de toda a ação foi bancado pelos patrocinadores. E foi um sucesso!

Ao todo, foram 340 mil solicitações de entradas, com o estádio lotado nos três duelos da ação: Kaiserslautern (21/10/2023), St. Pauli (27/01/2024) e Eint. Braunschweig (07/04/2024).

Outro dado importante é que apenas 15% dos torcedores sorteados não compareceram nas partidas, abaixo da média de jogos em que os presentes pagaram para tal. Além disso, 70% dos que marcaram presença no Merkur Spiel-Arena pela primeira por meio da campanha afirmaram que pagariam pela experiência novamente no futuro. Prova disso, é que os jogos com pagantes aumentaram em 16% o público em relação à temporada anterior.

O “Fortuna para Todos” movimentou também o consumo dos torcedores e parceiros comerciais. Merchandising e patrocínio aumentaram 45% em relação à 2022/23.

Atualmente na terceira posição na tabela, a temporada 2023/2024 ficará marcada também pela maior média de público da história do clube na segundona: 39.163!

Compartilhe