Indústria

Maratona do Rio e variedade de produtos ditam presença da adidas no mercado de corrida no Brasil

Bárbara Ikari, gerente sênior de produto para Running e Training na adidas Brasil, é a convidada do Lideranças

Maratona do Rio e variedade de produtos ditam presença da adidas no mercado de corrida no Brasil
Bárbara Ikari, gerente sênior de produto para Running e Training na adidas Brasil

16 de maio de 2024

5 minutos de Leitura

Há alguns anos a adidas tem feito fortes investimentos em produtos e desenvolvido iniciativas buscando atender a crescente demanda do mercado de corrida. Que é muito amplo e ativo. Somente em 2023, por exemplo, foram realizadas mais de 150 mil disputas de rua, registradas pela Associação Brasileira de Corridas de Rua. São aproximadamente 13 milhões de corredores no Brasil.

A facilidade, e mesmo a simplicidade, são vistos como naturais motivos para que tantas pessoas busquem na sua prática uma forma de manter a saúde. A marca alemã, inclusive, está atenta ao movimento de cada vez mais jovens correndo e participando de competições.

“Além do segmento de running ter um público bem amplo, é importante frisar que temos cada vez mais jovens correndo, tanto para seu próprio bem-estar, como também participando de competições profissionais. Com esse crescente envolvimento da Geração Z, temos notado novos movimentos e tendências nesse mercado”, disse Bárbara Ikari, gerente sênior de produto para Running e Training na adidas Brasil, em entrevista ao Lideranças, o podcast do MKTEsportivo.

Ciente disso, a adidas oferece um portfólio vasto de produtos que conversa com todo tipo de corredor, do amador ao de elite, aliando atributos para o casual e tecnologia de ponta com foco em performance.

“Viemos de muito tempo de monotecnologia, trabalhando com a tecnologia BOOST e suas variantes. Nos últimos anos, visando atender esse consumir que está cada vez mais exigente e oferecer produtos específicos para diversos tipos de corredores, temos disponibilizado uma variedade de plataformas. Para atletas iniciantes, temos a família SUPERNOVA, modelos voltados para corridas casuais. Para performance, disponibilizamos a linha ADZERO, o nosso quebrador de recordes. E ampliando nosso portfólio de modelos voltados para corrida, quando se fala de conforto, temos o ULTRABOOST”, acrescentou.

Parte fundamental dessa estratégia de ganhar mercado e buscar um diferencial dentro de um setor tão competitivo, envolve a realização e o patrocínio das provas de rua. Se por um lado a empresa tem no ‘adidas Runners’ sua comunidade com atividades em São Paulo e no Rio de Janeiro para promover a inclusão através do running, de outro, pelo terceiro ano consecutivo a adidas será a marca esportiva oficial da Maratona do Rio.

“A parceria com a Maratona do Rio representa um grande diferencial. Quando decidimos patrocinar uma competição de running, buscávamos algo que tivesse relevância no país, com número considerável de inscritos. Essa plataforma tem sido fundamental para conhecermos as necessidades do consumidor e, também, interagirmos e obtermos feedbacks sobre os nossos produtos”, detalhou Bárbara.

Pelo segundo ano, inclusive, a adidas desenvolveu peças exclusivas fruto do patrocínio à Maratona do Rio. Apesar do necessário alinhamento com a estratégia e ativações oriundas do global, a divisão brasileira pode disponibilizar linhas exclusivas para o mercado nacional.

“Atualmente, temos a liberdade de produzir produtos para regiões específicas, disponibilizando linhas de vestuário, calçados e outros itens. Para identificar as demandas de um mercado específico, contamos com o auxílio do mapeamento global, regional e local, nos fornecendo maior precisão na oferta de produtos”, detalhou.

Para a edição 2024, partindo desta liberdade citada, e atendendo a um pedido feito pelos participantes da Maratona do Rio, a adidas incluiu vestuário oficial. Além das novas versões dos modelos Adios Pro 3 e Adizero SL, a linha exclusiva também traz uma jaqueta em azul claro e o shorts em laranja vibrante. As peças, segundo Bárbara, tocam no aspiracional dos corredores.

“Estamos muito animados para esse ano. Conhecida globalmente pelas jaquetas da Maratona de Boston e de Berlim, a adidas vem notando uma disputa acirrada por esses itens no exterior. Observando isso, decidimos trazer essa paixão para o público brasileiro, oferecendo os produtos da parceria com a Maratona do Rio. Inspirada pelas competições estrangeira de running, a ideia original era ter nossa própria jaqueta icônica. Após conversas com a adidas global, conseguimos incluir no acervo shorts, e os modelos de tênis”, salientou.

Parta este ano, o objetivo da marca é seguir furando a bolha, trazendo novos praticantes de corrida, sem deixar de lado o público fiel, a comunidade super engajada. Quem estiver no Rio de Janeiro poderá desfrutar de diversas iniciativas e experiências.

“Quando assumimos o desafio de promover a Maratona do Rio, um dos primeiros objetivos foi oferecer a atmosfera desses eventos para o universo do running. No primeiro ano, colocamos uma esteira gigante para os corredores testarem o tênis no ritmo de um atleta de elite. No ano passado, levamos um túnel imersivo para as pessoas testarem e sentirem como se estivessem quebrando recordes. Nessa temporada, disponibilizaremos uma rua com várias ativações, oferecendo muitas formas de contato com a marca, além de contar com a presença de influenciadores do segmento e também de outros nichos, mostrando que a corrida é inclusiva com todos os públicos”, finalizou.

Compartilhe