Indústria

O legado comercial e social deixado por Ayrton Senna

Trinta anos após o trágico acidente em Ímola, os negócios concebidos pelo piloto passam por expansão e se mantém relevantes

O legado comercial e social deixado por Ayrton Senna
Foto: Getty Images

01 de maio de 2024

4 minutos de Leitura

Um dos maiores ídolos do esporte brasileiro, Ayrton Senna segue batendo fazendo história com seu legado por meio das marcas Senna e Senninha. Trinta anos após o trágico acidente em Ímola, que resultou em seu falecimento no dia 1º de maio de 1994, os negócios concebidos pelo piloto passam atualmente por expansão e se mantém relevantes até os dias de hoje.

Nas últimas três décadas, parcerias com renomadas empresas de diversos segmentos, incluindo as TAG HeuerMcLaren, ASICS, entre outras, exemplificam a influência comercial que as entidades ligadas ao piloto ainda representam.

Nesta quarta-feira (1), inclusive, o lendário capacete de Ayrton foi o grande destaque da Sphere, icônico ponto de Las Vegas. Já a marca japonesa de tênis lançou uma edição especial do Novablast 4 em homenagem aos 30 anos do legado do piloto.

Aproveitando o crescimento comercial da Fórmula 1 nos últimos anos, a Senna Brands adicionou recentemente os Estados Unidos em sua rota de atuação. Com os primeiros produtos licenciados chegando no mercado norte-americano no ano passado, a empresa tem disponibilizado os principais licenciamentos ligados à empresa em lojas online com versão para brasileiros e estrangeiros.

O desenvolvimento das marcas também tem relação direta com parcerias estabelecidas. De acordo com a CMO da Senna Brands, Ana Cristina Simões, estima-se que a companhia possua atualmente 50 parceiros, o que deve gerar 150 produtos licenciados, desde pacotes de tomates e maçãs até tênis esportivos, marcas de relógio e até obras de arte.

Para dar uma dimensão, em números, no Brasil, o awareness de marca chega a 92% e em dez países das Américas do Sul e do Norte, Europa e Ásia, está no Top 10 de atletas mais influentes.

Associação com grandes marcas

Além dos novos acordos, a Senna Brands zela pelos vínculos estabelecidos pelo próprio piloto, como a parceria com a conceituada fabricante de relógios TAG Heuer.

Inevitável associação comercial com o ídolo brasileiro, a McLaren também possui uma importante colaboração na popularidade das marcas ligadas a Senna. Correndo pela equipe, Ayrton conquistou seus três títulos mundiais (1988, 1990 e 1991), e a parceria promoveu a produção do McLaren Senna, carro que teve 500 unidades fabricadas, sendo na época o veículo mais veloz a ser apresentado pela fabricante na história, com aceleração de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e velocidade máxima de 340 km/h.

Apaixonado por automóveis, Senna fechou um dos primeiros negócios de sua marca ao trazer a Audi para o Brasil. No primeiro ano de operação, a construtora alemã previa vender 600 carros, mas acabou fechando com 1.470, ilustrando o poder comercial de Ayrton Senna.

Metaverso

Marcando presença também no universo tecnológico, uma das recentes novidades foi a entrada da marca de Senna no universo dos games. Na semana passada, o personagem Senninha estreou no Roblox, dentro do Sportv Land, criado pelo canal do Grupo Globo para reunir fãs do ídolo. A plataforma do metaverso permite a criação de avatares para interagir com o ambiente e com outros jogadores.

No mundo “Sennaland”, os usuários poderão entrar em um espaço divertido, que apresenta corridas e também estimula a criatividade e a conscientização ambiental. Por lá, pista com obstáculos, carros icônicos, estátuas de Senna e karts são disponibilizados para os jogadores.

Atualmente, o ecossistema de Senna abrange uma ampla gama de produtos, desde itens voltados para os fãs de Fórmula 1 que admiram a história do piloto ou em lojas online, incluindo bonés, camisetas, mochilas e uma variedade de colecionáveis, como réplicas de capacetes e miniaturas dos carros que o brasileiro pilotou.

Impacto social

Além dos negócios, visando oferecer um trabalho voltado para os menos favorecidos no Brasil, o Instituto Ayrton Senna nasceu em 1994. Três décadas depois, a instituição se mantém firme no papel de transformar a realidade de crianças por meio da educação.

Nesses 30 anos, já foram mais de 36 milhões de impactados, em mais de 3 mil municípios parceiros. Os números transmitem a mensagem que mesmo três décadas após sua morte, Senna segue tendo um impacto que ultrapassa o raio de influência do esporte.

Ao longo desses anos, a família Senna destinou mais de US$ 500 milhões entre royalties das marcas Senna e Senninha e direitos de imagens do ídolo Ayrton Senna, para apoiar o trabalho desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna.

Compartilhe