O Podpah vai transmitir com exclusividade as finais dos mais tradicionais torneios do futebol de várzea da Região Metropolitana de São Paulo: a Copa do Busão, a Super Copa Pionner e a Copa Martins Neto. Juntas, as três competições alcançam um público de aproximadamente 10 milhões de pessoas, das mais diferentes regiões da Grande São Paulo.
A entrada do Podpah em transmissões esportivas consolida um movimento do canal desde a sua criação: a de fortalecer os movimentos que nascem e se desenvolvem nas periferias. Esse movimento começou com o próprio Podpah Podcast, ampliando espaço para MCs, rappers e trappers.
Depois, com a transmissão de festivais de hip hop. Recentemente, o canal passou a transmitir a Batalha da Aldeia, maior competição de rimas da América Latina.
Aqui nós temos um lema desde o início que é ‘a cena alimentando a cena’. Somos um canal muito ligado ao futebol, sempre trazemos jogadores e técnicos ao podcast, criamos um programa de resenha da rodada, o ‘Quebrada FC’. O futebol de várzea é muito competitivo e faz parte da rotina de muitas pessoas, por isso acreditamos que esses times, esses praticantes do esporte, as famílias que estão envolvidas nos jogos merecem essa visibilidade. É mais um passo para alimentarmos a cena da periferia.
A primeira final exibida pelo Podpah será a Copa do Busão, marcada para o dia 23 de junho. Criado em 2016, o torneio reúne equipes de Osasco, Carapicuíba, Itapevi e outras cidades da Grande SP, premiando o time campeão com um ônibus personalizado. São cerca de 1,5 milhão de pessoas impactadas, direta e indiretamente, tanto presencialmente, quanto nas mídias sociais.
Já a decisão da Super Copa Pioneer está marcada para o dia 25 de agosto. Criada em 2016, a competição surgiu como comemoração do aniversário de 35 anos do PIONEER FC, que foi fundado no dia 5 de junho de 1981, e é um dos times com maior tradição no cenário nacional de futebol amador. Hoje, a Super Copa Pioneer conta com os 80 melhores times da região de São Paulo, escolhidos após um processo de avaliação. Com um público espectador superior a 350 mil pessoas durante toda a competição, o torneio tem premiação superior a R$ 50 mil para a equipe campeã.
A grande final da Copa Martins Neto, que também será transmitida pelo Podpah, ainda não tem data definida. A competição, criada em 2014, possui hoje 128 equipes participantes, sendo 32 em cada zona distrital de São Paulo.
Os campeões de cada região se enfrentam na fase final para determinar o grande campeão do torneio. A competição dará mais de R$ 220 mil em prêmios aos finalistas.