30 anos da morte de Ayrton Senna. O dia 1º de maio marca o adeus de um dos maiores ídolos do esporte brasileiro. Mesmo após três décadas, o nosso eterno tricampeão continua com uma forte identificação junto ao público, também em função do excelente trabalho feito pela Senna Brands envolvendo seu nome e imagem.
Prova disso, é que ao longo das décadas, a marca Senna gerou mais de US$ 1.2 bilhão em valor de varejo. Até hoje, possui contratos de patrocínio com pelo menos cinco grandes marcas, como McLaren, TAG Heuer, Puma, Ducati e a ASICS.
Já uma pesquisa realizada pela Opinion Box em 2023 em parceria com a Senna Brands mostrou que Ayrton Senna segue como referência no esporte global. Os índices alcançados pelo piloto foram de 98% no Brasil; 88% no México; 87% na Argentina; 79% na Europa; 70% nos Estados Unidos; e 59% no Japão.
O estudo também mostrou que Ayrton é conhecido por 92% dos brasileiros, 65% dos europeus e 72% dos japoneses, rivalizando com nomes de atualidade, como Lewis Hamilton e Max Verstappen. Ao todo, a Opinion Box entrevistou mais de 4 mil pessoas em 11 países.
O trabalho realizado pelo Instituto Ayrton Senna, que completa 30 anos em 2024, já impactou mais de 36 milhões de crianças e jovens no Brasil. Ao longo desse período, a família Senna destinou mais de US$ 500 milhões, entre royalties das marcas Senna e Senninha e direitos de imagens de Ayrton Senna, para apoiar o trabalho desenvolvido pelo Instituto.
Metaverso como pilar de rejuvenescimento de marca
Buscando audiências com o público mais jovem, que não teve oportunidade de acompanhar a carreira do Ayrton nas pistas, uma novidades envolve a presença de Senninha na plataforma Roblox. O jogo com o personagem inspirado no piloto passou a fazer parte do ‘sportv Land’, metaverso do canal de esportes do Grupo Globo.
Em parceria com a Senna Brands, o game conta com pista maluca que possui várias referências a Ayrton Senna, como réplicas dos carros que fizeram história nas pistas, bem como o icônico capacete com as cores do Brasil.