Inovação

FIA revela novo conceito de carro da Fórmula 1 para 2026

Nomeado como "carro ágil", o modelo promete apresentar melhor desempenho, diminuição na distância e largura entre os eixos e redução do tamanho do assoalho

FIA revela novo conceito de carro da Fórmula 1 para 2026

06 de junho de 2024

2 minutos de Leitura

Na temporada 2026, os motores não serão as única novidades proporcionadas pela Fórmula 1. A categoria também ganhará um novo conceito de carro, que promete ser mais ágil, sustentável e moderno, visando proporcionar mais equilíbrio no quesito esportivo.

Nomeado como “carro ágil” pela entidade, o modelo promete apresentar melhor desempenho, diminuição na distância e largura entre os eixos e redução do tamanho do assoalho. Além disso, os novos monopostos serão 30kg mais leves; e a pressão aerodinâmica, e o arrasto serão reduzidos de 30% a 55%.

De acordo com o anúncio da FIA, outra Importante novidade é o fim do DRS (sistema de redução de arrasto, com a abertura das asas traseiras) e a instalação do dispositivo “Modo de ultrapassagem manual”. O recurso poderá ser ativado para favorecer manobras sobre o carro da frente – fornecendo 350 kW até 337 km/h de potência extra. Segundo o regulamento, o piloto deve estar a menos de 1s do rival para poder usá-lo.

Ainda não há detalhes de como essa inovação será instalada nos carros, mas há sistemas semelhantes em forma de botão em categorias como a Fórmula E (“modo de ataque” e “fanboost”) e Stock Car (“push to pass”).

Além das mudanças visando desempenho, o regulamento também trabalha para aprimorar a segurança da categoria. O novo design do bico dos carros, por exemplo, será modelado para resistir e não quebrar com tanta facilidade em batidas frontais. A mudança visa afastar impactos da célula de sobrevivência, setor do monoposto na qual fica o piloto.

A célula de sobrevivência, assim como a parte em que ficará o motor, também serão reforçadas. Outra peça que vai resistir a maiores impactos é o santantônio, peça que fica acima da cabeça do piloto, na parte mais traseira do carro.

Compartilhe