Redes Sociais

Raio-X dos finalistas da NBA, Dallas Mavericks e Boston Celtics, no Instagram

Além de serem potências esportivas, as duas equipes fazem parte de dois importantes mercados e dispõem de nomes conhecidos não apenas no universo da bola laranja

Raio-X dos finalistas da NBA, Dallas Mavericks e Boston Celtics, no Instagram
Foto: Divulgação

06 de junho de 2024

2 minutos de Leitura

Nesta quinta-feira (6), Boston Celtics e Dallas Mavericks realizarão a primeira partida das finais da NBA. Além de serem potências esportivas, as duas equipes fazem parte de dois importantes mercados e dispõem de nomes conhecidos não apenas no universo da bola laranja.

Apresentando grandes fenômenos comerciais, o MKTEsportivo resolveu avaliar o impacto das franquias no Instagram.

Quesito atleta

Conhecendo a sensação de ser campeão da NBA pelo Cleveland Cavaliers, Kyrie Irving tem 20,1 milhões de seguidores no Instagram. O armador de 32 anos lidera entre os atletas da final de forma isolada, com o esloveno Luka Doncic, outro astro da franquia, na segunda colocação, com 9,2 milhões.

Peças que aprimoraram muito o jogo coletivo do time, PJ Washington (818 mil), Derrick Jones Jr. (423 mil) e Daniel Gafford (145 mil), concluem os titulares dos Mavs.

Pelo lado do Celtics, Jayson Tatum é o mais popular na rede social, com 6,2 milhões seguidores, com Jaylen Brown logo na sequência, com 3,8 milhões. Os cinco titulares somados do Boston tem cerca de 13,2 milhões de seguidores, ficando com aproximadamente 7 milhões a menos que Irving. Kristaps Porzingis (1,5 milhão), Jrue Holiday (700 mil) e Derrick White (300 mil), completam o quinteto da equipe.

Quesito franquia

Com um abismo de títulos entre as franquias, o Celtics já foi campeão dezessete vezes da maior liga de basquete do mundo, sendo o maior vencedor empatado com o Los Angeles Lakers. Com diversos times históricos, a soberania esportiva da equipe ampliou sua popularidade mundo afora, tendo cativado várias gerações ao longo dos anos.

Mesmo com a desvantagem em conquistas, tendo apenas o troféu da NBA em 2011, os Mavericks despertam o interesse de uma nova geração, apresentando plasticidade em seu jogo, além de estarem localizados em um centro que acolhe suas franquias esportivas como em poucos lugares no mundo.

Dessa forma, no Instagram, mesmo tendo mais que o dobro de seguidores que o finalista texano, o Boston Celtics não apresenta vantagem tão absurda, tendo 8 milhões de seguidores, enquanto Dallas soma 4,4 milhões.

Compartilhe