Corrida

As principais ações de Sustentabilidade e bem-estar físico e mental da ASICS 

O presidente e CEO da marca, Yasuhito Hirota, abordou o compromisso com estes pilares sempre estiveram nos princípios da companhia

As principais ações de Sustentabilidade e bem-estar físico e mental da ASICS 

12 de julho de 2024

4 minutos de Leitura

O mais recente Relatório de Sustentabilidade da ASICS apresentou as ações e resultados alcançados pela empresa no ano de 2023 com foco na saúde, bem-estar físico e mental, redução de emissão de gás carbono (CO2) entre outras práticas voltadas para o meio-ambiente e população. A marca japonesa também compartilhou suas metas sustentáveis para 2024 e para os anos seguintes, com o intuito de apresentar suas estratégias e ideais ao seu público e stakeholders.

O presidente e CEO da ASICS, Yasuhito Hirota, abordou no relatório que o compromisso com o bem estar físico e mental e a sustentabilidade sempre estiveram nos princípios da empresa.

“Desde a sua criação, a ASICS está comprometida com a sustentabilidade, à medida que continuamos a trabalhar de acordo com a nossa filosofia fundadora Anima Sana In Corpore Sano, que significa ‘Uma Mente Sã Em Um Corpo São’“, destacou Hirota.

Dentre as práticas constatadas no relatório, as ações de redução de Gás Carbono foram as mais destacadas pela empresa. De acordo com o documento, a multinacional japonesa reduziu 29,8% de emissões de CO2 nas operações diretas e 21,6% em sua cadeia de suprimentos em relação a uma linha de base de 2015.

Outra ação sustentável da empresa envolvendo a redução de gás carbono foi a produção do GEL-LYTE III CM 1.95, tênis lançado em 2023 que possui a menor emissão de CO2 e gases efeito estufa (1.95 kg de CO2 por par em sua produção). O processo de desenvolvimento do produto levou dez anos para ser concluído e vai de encontro com o objetivo final da empresa que é ter zero emissões em toda a linha fabril da marca até 2050.

Confira outros dados de desempenho divulgados pela ASICS:

  • 50,1% das vendas resultantes da corrida de desempenho.
  • 38,1% das posições de gestão ocupadas por mulheres.
  • 80% dos fornecedores estratégicos de calçados com metas de redução de 1,5°C e 90% com planos de obtenção de energia renovável
  • Contribuições e doações para a comunidade que totalizaram US$ 1.025.836
  • Utilização de mais de 40% de poliéster reciclado no consumo total de poliéster

Focando em sete dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a estrutura de sustentabilidade da ASICS é baseada em dois pilares principais: Pessoas e Planeta. A empresa esteve envolvida com estudos científicos, ações de reflorestação e práticas de energia circular. Conheça mais de cada ação abaixo:

A diferença global de gênero nos exercícios

Através de parcerias com profissionais da Universidade de Kentucky nos Estados Unidos e do King ‘s College de Londres a ASICS produziu um dos maiores estudos globais sobre a diferença de gênero em exercícios físicos. As pesquisas realizadas em 40 países apontaram resultados destacando que as mulheres que se exercitam regularmente são 52% mais felizes, 50% mais energizadas, 48% mais confiantes, 67% menos estressadas e 80% menos frustradas

Corrida pela Reflorestação

Lançado em abril de 2023, o desafio Run for Reforestation em Parceria com a One Tree Planted tinha o objetivo de que 25 mil usuários do aplicativo ASICS Runkeeper registrassem uma corrida ou caminhada de 5km. Cada conclusão do desafio resultaria em uma árvore plantada. O sucesso do desafio fez com que o resultado final atingisse o dobro da meta esperada, totalizando 50 mil registros concluídos e o mesmo número de árvores plantadas.

Apoio à Economia Circular

Focada no desenvolvimento sustentável, a ASICS apoia a economia circular através de parcerias e programas de recolhimento. A empresa trabalha para prolongar a vida útil dos produtos e promover a reciclagem e reutilização de materiais. Em 2023, a ASICS implementou programas de reparo para alguns produtos no Japão e continuou a expandir suas iniciativas de economia circular.

Reconhecimento Externo e metas

De acordo com o Relatório, a ASICS ocupou a 12° posição no Benchmark de Vestuário e Calçados da KnowTheChain. a empresa ficou quatro posições acima da última avaliação de 2021 e foi considerada como uma das duas empresas asiáticas que melhoraram a mitigação do risco de trabalho forçado.

Os objetivos para os próximos anos tem metas focadas na redução de CO2 em 63% até 2030 e 100% da eletricidade das operações geradas por fontes renováveis. A ASICS também pretende aumentar o uso de materiais reciclados como o poliéster.

“Esperamos continuar esta jornada juntos enquanto nos esforçamos para melhorar o bem-estar das pessoas e ter um impacto positivo no mundo”, conclui Yasuhito Hirota.

Compartilhe