Nesta quinta-feira (25), o tradicional Bordeaux decretou falência e decidiu renunciar ao seu status profissional, conquistado em 1937. Dessa forma, todos os contratos serão rescindidos, e os jogadores ficarão livres no mercado.
De acordo com a imprensa francesa, como parte do trâmite, o centro de treinamento vai ficar fechado e cerca de 70 jovens podem acabar sem clube.
A Liga Francesa já havia anunciado o rebaixamento da equipe para a terceira divisão da França, devido ao não cumprimento das regras de fair play financeiro. A agremiação prometeu recorrer da decisão, mas desistiu por não conseguir encontrar um comprador. A negociação com a empresa norte-americana Fenway Sports Group (FSG), acionista de clubes como o Liverpool, que desejava obter a equipe francesa, não avançou.
Além disso, o anúncio marca o fim de uma era para o Girondins de Bordeaux, que foi campeão da Ligue 1 em seis oportunidades, a última em 2008/2009. Na temporada passada, o clube terminou na 12ª posição da Ligue 2, a segunda divisão do futebol francês. Grandes jogadores, como Zidane, Tchouameni, Pauleta e Malcom, vestiram a camisa do clube.