Caminhar e correr tem suas semelhanças e diferenças. Uma coisa é certa: ambos trazem diversos benefícios para quem adota ao menos uma dessas práticas. A caminhada serve muitas vezes como uma porta de entrada para a corrida. Isso porque apesar de ter um ritmo mais leve e moderado, ela já auxilia muito na movimentação e saúde do corpo, espantando o sedentarismo e os problemas de saúde que ele pode causar.
Quais tênis usar? Veja no site oficial ASICS
Se você tem como objetivo adotar a corrida na sua rotina, saiba que continuar realizando caminhadas pode ajudar nos treinamentos e na recuperação dos exercícios. Estudos conduzidos pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley que foram evidenciados na Veja Saúde reúnem alguns dos principais benefícios observados em cada uma das atividades.
Corrida
A corrida naturalmente exige mais do corpo por se tratar de um treinamento de alta intensidade. Ela gera fortalecimento e melhorias no condicionamento físico. Corredores tem muito foco em melhorar seus desempenhos e desafiar seus próprios limites.
A corrida se mostrou como um exercício excelente se um dos focos do praticante é a perda de peso. Além disso, corredores têm mais facilidade em manter o peso ideal depois de alcançá-los. A corrida também é responsável por desenvolver os músculos da perna, abdômen, costas e braços e trazer mais resistência ao corpo.
Além disso, as pesquisas mostraram que com a corrida, a qualidade do sono e a produção da endorfina, hormônio que contribui na sensação de satisfação, bem-estar e de felicidade.
Caminhada
Já a caminhada, pode ser considerada como mais acessível, tendo em vista que a atividade se tornou uma das preferidas para as pessoas, Independentemente da idade, condicionamento físico e objetivos.
No caso da caminhada, os estudos mostraram que assim como na corrida, a caminhada possui o poder de diminuir os riscos para o coração como a diabetes, hipertensão e infarto. A única diferença é que, por se tratar de um exercício mais leve, a caminhada exige menos do coração e pode ser uma escolha mais segura para iniciantes. Caminhar também deixa os ossos mais fortes e previne doenças como osteoporose e melhora as funções das células.
É possível notar que cada uma dessas atividades possuem seus benefícios específicos, e que unindo as duas, você pode encontrar ainda mais pontos positivos, como:
Recuperação mais veloz
Se você iniciou no mundo da corrida recentemente, é natural que ainda precise se acostumar com a rotina e os desgastes que virão. Repousar e recuperar é fundamental nesses momentos e a caminhada é uma excelente opção para repousar sem necessariamente ficar parado. Quando você usa a caminhada para repouso após uma corrida, você se recupera mais rápido e se sente menos cansado.
Reduzir o risco de lesões
Saber escolher os momentos certos para caminhar e para correr também reduz o risco de lesões nos músculos. Isso porque o corpo tem um tempo para se recompor do estresse passado nas corridas de alta velocidade.
Treinar o corpo para novos desafios
Você também pode juntar essas duas práticas para treinar distâncias maiores que deseja alcançar. Nem sempre será possível concluir uma distância maior apenas com a corrida. Nesses momentos, caminhar até a meta estabelecida te ajuda a completar os desafios e aos poucos adequar o corpo com tais distâncias.
Conclusão
Esses foram alguns benefícios de alinhar a corrida com a caminhada. É comum em treinos de corrida você encontrar exercícios que misturam as duas coisas como fartlek e treinos de tiro, que ajudam na recuperação, repouso e controle de respiração. Você pode conhecer alguns deles clicando aqui