O Comitê Olímpico Internacional (COI) oficializou, nesta sexta-feira (12), a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Esports. O evento será realizado em 2025 e contará com a Arábia Saudita como sede. O anúncio não especifica qual seria a periodicidade da competição, apenas que ocorrerá “regularmente” e o acordo firmado com o Comitê Nacional da Arábia Saudita será válido por doze anos.
De acordo com a organização, daqui em diante, serão definidas a cidade e o local do torneio, a duração do evento, os jogos a serem disputados, o processo de classificação e outros detalhes.
O COI também destacou que informou as federações internacionais que trabalham com games de esportes sobre a possibilidade de inclusão dos jogos no evento.
Além disso, a entidade também anunciou que irá criar uma estrutura específica dentro da sua organização, separada do modelo organizacional e financeiro dos Jogos Olímpicos. Para tratar da competição, o comitê ainda terá de adotar uma abordagem diferente no que diz respeito ao financiamento e à organização do evento, o que indica uma decisiva participação da Arábia Saudita no processo.
“Temos muita sorte de poder trabalhar com o comitê saudita nos Jogos Olímpicos de Esports. A entidade tem grande conhecimento na área de esports com todas as suas partes interessadas. Os Jogos Olímpicos de Esports se beneficiarão muito com esta experiência”, declarou o presidente do COI, Thomas Bach, em anúncio à imprensa.
O anúncio ocorre em um momento de investimento massivo da Arábia Saudita nos eSports. Assim como tem feito com outros esportes, o regime saudita, liderado pelo príncipe Mohammed bin Salman, tem investido na modalidade, visando diversificar a economia, exportar sua cultura e tentar melhorar a imagem do país na comunidade internacional.