Indústria

Como a adidas reuniu designers e atletas para o vestuário dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris

Em entrevista ao MKTEsportivo, Jacqueline King, Diretora de Design da marca, detalhou como os atletas participaram ativamente do processo criativo das peças

Como a adidas reuniu designers e atletas para o vestuário dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris
Foto: Pascal Le Segretain/Getty Images for Adidas

15 de julho de 2024

7 minutos de Leitura

Em abril deste ano, a adidas detalhou suas novidades que marcarão presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024. Desde que o fundador da empresa criou o primeiro calçado de alto desempenho, em 1928, a marca aproveita o evento em Paris para realizar uma de suas maiores coleções para diferentes esportes e federações patrocinadas.

A linha foi projetado para atletas de 41 modalidades diferentes, resultando em um lançamento de 49 modelos de calçados, sendo que mais de 20 deles serão usados por atletas que competirão nesta temporada.

Cada peça desenvolvida pela marca para o evento foca em proporcionar o ajuste e a sensação ideal para os competidores. Incluindo os atletas no processo, a adidas buscou por meio de sessões e conversas, as percepções necessárias para serem incorporadas aos produtos, assim como a paixão pelo esporte que os inspira.

“Nós nos orgulhamos de oferecer apenas o melhor para o atleta – e de ajudá-lo a atingir seus objetivos no cenário global. Isso inclui todos os nossos parceiros e equipes. Com uma história de design central, todas as equipes e atletas da adidas estão unidos sob um DNA de design que celebra as identidades exclusivas de cada nação, ao mesmo tempo em que encapsula o fogo da paixão que arde dentro de cada atleta”, disse Jacqueline King, Diretora de Design da adidas, em entrevista exclusiva ao MKTEsportivo.

Importante destacar que mais de 85% dos itens de vestuário foram desenvolvidos com base em princípios de design universal que atendem aos esportistas com e sem deficiências. Para o desenvolvimento da coleção, estilistas e engenheiros passaram dois anos colaborando com os melhores esportistas do mundo para garantir ajustes essenciais.

Desta maneira, os kits foram criados especificamente para o esporte que se destina, sendo disponibilizado o melhor equipamento possível para os atletas competirem por medalha.

“Fornecer vestuário com base nos Princípios de Design Universal foi um desafio bem-vindo. Como resultado de uma estreita colaboração com parceiros especializados e por meio de um longo programa de testes e desenvolvimento, 86% de todas as roupas de competição, de pódio e de vilarejo criadas para as equipes patrocinadas pela adidas são selecionadas e projetadas com princípios de design universal em sua essência para permitir que atletas com e sem deficiências participem com conforto e sem distrações”, acrescentou.

Foto: Divulgação

Já no contexto das Paralimpíadas, as otimizações que foram realizadas levaram em consideração os mais variados níveis de deficiência, auxiliando praticantes de esportes sentados, como remo e vôlei, e modalidades em cadeira de rodas, como o basquete, a terem o desempenho aprimorado.

“Os kits foram especificados para atender a um número maior de atletas por meio de considerações importantes, incluindo a colocação inteligente e/ou a inclusão de costuras, o uso de fios macios sempre que possível para reduzir a irritação, a remoção de quaisquer fechos complicados, incluindo pequenos botões ou zíperes, bem como a oferta de punhos de tornozelo com zíper para facilitar o vestir daqueles com diferença de membros”, salientou Jacqueline.

Confira a entrevista completa com Jacqueline King, Diretora de Design da adidas

MKTEsportivo: Na visão da adidas, qual é a importância de fornecer o mais alto padrão de tecnologia e design a todas as nações patrocinadas pela marca, sem distinção entre países mais ou menos vitoriosos, com mais ou menos tradição olímpica?

Jacqueline King: Nós nos orgulhamos de oferecer apenas o melhor para o atleta – e de ajudá-lo a atingir seus objetivos no cenário global. Isso inclui todos os nossos parceiros e equipes, que representam suas nações no maior palco esportivo do mundo neste verão. Com uma história de design central, todas as equipes e atletas da adidas estão unidos sob um DNA de design que celebra as identidades exclusivas de cada nação, ao mesmo tempo em que encapsula o fogo da paixão que arde dentro de cada atleta. 

Cada peça de vestuário de competição foi projetada para ser usada no campo de jogo e criada para proporcionar o ajuste e a sensação ideais para o atleta, de acordo com os regulamentos do esporte.  

Qual foi a magnitude do desafio de produzir calçados para atletas de 41 categorias diferentes, além de criar 86% dos itens de vestuário com base em princípios de design universal que atendem a atletas com e sem deficiências?

O cronograma completo para projetar o Athlete Pack foi de cerca de 2 anos e, durante esse período, passamos por um extenso processo de planejamento e desenvolvimento, que envolveu uma colaboração detalhada entre nossa equipe interna de design, além de parceiros e atletas. Aqui, atualizamos nosso portfólio existente dos melhores calçados da adidas para representar cada uma dessas 41 categorias, oferecendo o melhor para nossos atletas e um tema de design consistente para ser usado e visto em toda a Paris 24.  

Esse design em preto, com uma faísca laranja sobre o silo, representa o lampejo de paixão que impulsiona cada atleta durante esses momentos esportivos de pico – mas ter isso posicionado no calçado ofereceu seus próprios desafios para algumas categorias, pois alguns acharam que a faísca laranja distraía demais durante a atividade. No caso do skate, por exemplo, nós nos adaptamos ao desafio e, em vez disso, representamos esse elemento na sola do tênis, para garantir que as necessidades do atleta fossem atendidas – em primeiro lugar – e, ao mesmo tempo, permitir que a história do design brilhasse. 

Fornecer vestuário com base nos Princípios de Design Universal foi um desafio bem-vindo. Como resultado de uma estreita colaboração com parceiros especializados e por meio de um longo programa de testes e desenvolvimento, 86%*1 de todas as roupas de competição, de pódio e de vilarejo criadas para as equipes patrocinadas pela adidas são selecionadas e projetadas com princípios de design universal em sua essência para permitir que atletas com e sem deficiências participem com conforto e sem distrações.

Em detalhes, como os atletas colaboraram com o processo de design e desenvolvimento do produto?

Para incorporar os Princípios de Design Universal e desenvolver o Vestuário Adaptativo para Paris 2024, os designers e engenheiros da adidas trabalharam com nossos atletas, incluindo os da ParalympicsGB, Team D Paralympics e outros, para entender as necessidades de todos os atletas. Com base no feedback, ficou claro que as equipes do Comitê Olímpico Nacional e do Comitê Paraolímpico Nacional estavam procurando uma coleção consistente que oferecesse personalização para atender a necessidades específicas.

Assim, os designers, engenheiros e fabricantes da adidas criaram pontos-chave de adaptação que informaram as edições de produtos em todos os esportes. Portanto, 86% de todas as peças usadas pelas equipes olímpicas e paraolímpicas, dentro e fora do campo de jogo, estão usando princípios de design universal.

Tanto para o Athlete Pack quanto para o Team Wear da Paris 24, a adidas também passou por um processo detalhado de testes e desenvolvimento, no qual os atletas foram consultados em diferentes etapas.

No caso dos Jogos Paraolímpicos, com relação ao conforto e ao design, como lidar com os diferentes níveis de deficiência que a mesma modalidade tende a apresentar?

Os kits foram especificados para atender a um número maior de atletas por meio de considerações importantes, incluindo a colocação inteligente e/ou a inclusão de costuras, o uso de fios macios sempre que possível para reduzir a irritação, a remoção de quaisquer fechos complicados, incluindo pequenos botões ou zíperes, bem como a oferta de punhos de tornozelo com zíper para facilitar o vestir daqueles com diferença de membros e a abertura de uma gama maior de comprimentos de produtos para atletas de diferentes alturas.

Por fim, os países chegarão aos Jogos usando essa coleção?

Dependendo do escopo de cada parceria individual, nossa ampla variedade de kits e roupas para equipes pode cobrir os atletas desde a cerimônia até a vila e o treinamento, e desde o campo de jogo até o pódio.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT