Indústria

Franquias da NBA enfrentam processos por direitos autoriais

Os grupos alegam que as equipes não possuíam licença, autorização ou consentimento para sincronizar as músicas com vídeos nas redes sociais

Franquias da NBA enfrentam processos por direitos autoriais
Foto: Reprodução

30 de julho de 2024

2 minutos de Leitura

Várias franquias da NBA enfrentam processos judiciais por uso indevido de músicas protegidas por direitos autorais. Segundo a Sports Illustrated, os vídeos promocionais foram divulgados nas redes sociais das equipes e no site oficial da liga.

As empresas Kobalt Music Publishing e Artist Publishing Group, da indie Artist Partner Group, estão entre as reclamantes. Os grupos alegam que os times não possuíam licença, autorização ou consentimento para sincronizar as músicas com os vídeos.

Além disso, a Kobalt é citada como agente exclusivo de licenciamento para todas as faixas envolvidas, enquanto a Artist Publishing Group aparece em todos os processos, exceto no que envolve o Miami Heat.

As equipes são: Atlanta Hawks, Indiana Pacers, Miami Heat, New Orleans Pelicans, Orlando Magic, Philadelphia 76ers, Phoenix Suns, Portland Trail Blazers, Sacramento Kings, San Antonio Spurs. New York Knicks, Cleveland Cavaliers, Denver Nuggets e Minnesota Timberwolves.

Após a denúncia, muitos dos vídeos citados foram removidos de redes como TikTok, Instagram, Facebook e do site da NBA. As ações buscam uma indenização de até US$ 150 mil (aproximadamente R$ 882 mil) por violação de direitos autorais.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT