Coluna

Liderança na transformação do cenário esportivo da internet

A intensidade das comunidades esportivas online e a necessidade de uma conexão genuína com esse público são traços marcantes do ecossistema

Liderança na transformação do cenário esportivo da internet

25 de julho de 2024

4 minutos de Leitura

NWB
NWB
Maior Content Tech do Brasil especializada em conteúdo esportivo

Por Erika Dias, diretora de marketing e planejamento comercial da NWB

Após 17 anos de carreira, com grande parte desse tempo aplicado ao entretenimento e plataformas digitais, expandir minha atuação para o universo dos esportes e entrar em um território completamente novo, e fascinante, deu um frio na barriga, confesso! Logo que cheguei na NWB, descobri a complexidade e a paixão que envolvem esse setor. A intensidade das comunidades esportivas online e a necessidade de uma conexão genuína com esse público.

A audiência desse universo se mistura entre os aficionados por esportes, ainda mais quando se fala no futebol, que representa 70% atualmente para um consumo de conteúdos além dos 90 minutos, com uma geração acostumada a consumir os vídeos curtos, dinâmicos diretamente no celular que, muitas vezes, não se identificam com o sofá e controle na mão como uma geração ou duas antes são acostumadas.

Outro aspecto fascinante que descobri foi a diversidade dos nichos esportivos. O esporte é um universo 360º, que abrange os memes divertidos e conteúdos humorísticos, como no conteúdo do Desimpedidos; as análises jornalísticas sérias, as notícias quentes e debates acalorados sobre futebol, como acontece no Camisa 21 e André Hernan; os reviews, planilhas e vlogs da corrida, como faz o Corrida na Veia; gasta pneu em alta velocidade como o Acelerados; e explora conteúdos trend, de educação e performance de basquete, skate, fitness e uma infinidade de outras modalidades como nossos criadores de conteúdo afiliados.

Uma desses recortes é o Fut7, em que o Desimpedidos tomou a frente com as transmissões de campeonatos internacionais da categoria, sendo a Kings World Cup, no México, e do The Soccer Tournament, nos EUA, campeonato esse que foi a estreia do Desimpedidos Esporte Clube (DEC), nosso próprio time, que completa a estratégia do canal Desimpedidos de se posicionar como líder no segmento do Fut7 no Brasil.

Além disso, trabalhar no mercado esportivo tem diferentes formas de monetização e parcerias que vão muito além da criação de conteúdo. Da negociação de direitos de transmissão até os patrocínios de clubes e ligas, o universo esportivo está em constante mudança e crescimento. As ligas no Brasil são diferentes dos Estados Unidos e da Europa, e cada nova parceria é uma chance de explorar novas possibilidades e também de lidar com novos desafios.

Embora vivamos em uma sociedade que valoriza a igualdade de gênero, a realidade do mercado esportivo ainda reflete um investimento desproporcional de marcas em esportes masculinos versus femininos, o que se torna desafiador para o crescimento da criação de conteúdo da categoria das mulheres.

A NWB está disposta a fazer parte dessa mudança social, estamos empenhados em trazer mais desse universo para o conteúdo, cobrimos Copas do Mundo Femininas, transmitimos o Brasileirão Feminino, criamos projetos como a Supercopa das Mina e a Liga das Mina, e desde 2021 transmitimos o Paulistão Feminino em parceria com a Centauro.

Só neste ano, já somamos mais de 1.2 milhões de visualizações no Paulistão Feminino, um aumento de 32% comparado ao ano anterior e vamos continuar para promover uma mudança significativa e apoiar a diversificação e inclusão no esporte, algo que considero essencial para o futuro da indústria. Ainda mais com a Copa do Mundo Feminina sendo confirmada no Brasil em 2027, estamos mais comprometidos do que nunca em ser agentes de transformação. A jornada é desafiadora, mas cada passo reforça nossa convicção de que um futuro mais inclusivo e dinâmico para o esporte está ao nosso alcance.

Nossa missão vai além das métricas, números impressionantes de visualizações e engajamento. Estou empenhada junto com a NWB em criar um impacto duradouro, oferecendo conteúdo relevante e de qualidade que inspire e conecte pessoas de todas as idades e gêneros. Continuaremos a investir em novas iniciativas e parcerias, garantindo que o esporte seja um espaço acolhedor para todos. Acredito que, ao promover essas mudanças, estamos não apenas moldando o futuro da NWB, mas também contribuindo para um cenário esportivo em que todos fazem parte. Estou empolgada para fazer parte dessa liderança na transformação do universo do esporte!

*Erika Dias, diretora de marketing e planejamento comercial da NWB. Com 17 anos de carreira, a executiva passou por empresas como Porta dos Fundos, Warner e Kwai, e possui expertise no desenvolvimento de estratégias de novos produtos digitais, criação de conteúdo e distribuição de  plataformas.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT