Inovação

Stock Car ativa Geração Z e amplia sua audiência com inovações interativas

Além de manter os fãs habituais, a categoria também vislumbra a necessidade de construir uma relação cada vez mais próxima com as novas gerações

Stock Car ativa Geração Z e amplia sua audiência com inovações interativas
Foto: Divulgação

09 de julho de 2024

4 minutos de Leitura

Trazendo diversas inovações ano a ano, a Stock Car vem se consolidando como uma das principais categorias de automobilismo do mundo. Desde 1979 oferecendo muita competitividade e entretenimento, o campeonato vem ampliando a popularidade e se desenvolvendo cada vez mais no mundo digital.

Fundamental para o crescimento da organização, a interação com os mais jovens vem sendo um dos focos do player. Além de manter os fãs habituais, a categoria também enxerga a necessidade de construir uma relação cada vez mais próxima com as novas gerações.

“É fundamental e necessário ampliar essa fanbase e fazer a Stock Car ‘conversar’ com o público mais jovem. Ao mesmo tempo que vemos nas pistas pilotos muito jovens, como Dudu Barrichello, Felipe Baptista, Enzo Elias, Arthur Leist, Gianluca Petecof e Zezinho Muggiati, todos com 22 anos ou menos, também buscamos construir uma nova geração de fãs e é isso que a categoria vem fazendo ultimamente através de várias iniciativas”, comentou Erik Rehder, gerente de marketing da Vicar, com exclusividade para o MKTEsportivo.

Estimulando os novos fãs, a Vicar, proprietária da Stock Car, promove iniciativas que visam captar tanto os apaixonados por esporte a motor, como também aqueles que estão tendo seu primeiro contato com as emoções do automobilismo. Parte disso, a interatividade com a audiência é um dos diferenciais proporcionados pela principal categoria brasileira.

“Falando de outras duas iniciativas, sabemos que o consumidor hoje não é mais passivo, ele não gosta de
ficar apenas assistindo e por isso fomos atras de duas plataformas de engajamento, a primeira
é a Omnilive, empresa francesa de software que nos ajudou a disponibilizar serviço onde o fã consegue logar e assistir a até 09 câmeras diferentes durante a corrida, tornando ele o protagonista da história, temos tido um engajamento muito bom”, contou Erik.

Case de sucesso na última temporada, permitindo que os fãs ‘ajudem’ seus pilotos favoritos, o Fan Push, botão utilizado para aumentar a velocidade para ataque ou defesa durante a corrida, vem aprimorando a participação dos espectadores no espetáculo. A ativação ampliou o engajamento nas redes e proporcionou uma maior interatividade entre os pilotos e os seus seguidores.

“Outro grande exemplo que temos é a Fan Cam, onde incentivamos a nossa audiência a tirar foto assistindo a corrida. Prestigiando a nossa audiência e estimulando a participação dos fãs, costumamos homenageá-los nos telões dos autódromos, em nossas transmissões e também nas redes sociais”, contou Erik Rehder.

E-Stock

Já o E-Stock, torneio de automobilismo virtual ambientado no popular jogo iRacing, conta com a presença de pilotos reais e craques dos simuladores apimentando ainda mais a competitividade da disputa.

Com transmissão gratuita no Youtube, o campeonato vem oferecendo disputas extremamente competitivas, assim como também na Stock Car. Parte da estratégia comercial da Vicar, Erik detalha que além de oferecer visibilidade para os craques dos simulares e expandir a base de fãs, a competição também possibilita a interação entre praticantes de universos diferentes.

“O automobilismo virtual veio para ficar e tem sido muito importante na construção e no desenvolvimento da carreira de vários pilotos, seja do AV, seja das pistas de verdade, além de ampliar a nossa base de fãs no real. Um dos nossos objetivos é estabelecer e oferecer um maior envolvimento do automobilismo real aos talentos do virtual, pensando também que há muito a ser lapidado”, disse o dirigente.

Organizado pelo IRB Esports, o E-Stock 2024, que conta com o patrocínio da Vivo Fibra Gamer, SimRacing e mais recentemente do Banco BRB, oferece ao campeão a oportunidade de guiar um carro da Turismo Nacional no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Parte das ações envolvendo o torneio, recentemente, a competição marcou presença no “Só Track Boa”, festival brasileiro de música eletrônica, onde foram disponibilizados simuladores para que o público pudesse acelerar em pistas virtuais. O evento contou com mais de 60 mil pessoas.

Compartilhe