A nova edição da Champions League está cada dia mais próxima. Com sorteio marcado para o dia 29 de agosto, os fãs vão poder acompanhar diversas novidades na competição, como o maior número de times, nova forma de definir os confrontos e a extinção do antigo modelo de fase de grupos.
Parte dessas inovações, está será a primeira vez que o sorteio do torneio será realizado por um software. O sistema tecnológico, desenvolvido pela empresa inglesa AeLive, trabalhará com quatro potes e nove clubes em cada um, classificados com base no coeficiente do ranking da UEFA.
Quando um time for selecionado, o computador definirá os oponentes que a equipe terá pela frente, sendo oito adversários (dois de cada pote), com quatro jogos fora e o mesmo número em casa.
Os clubes do mesmo país não poderão se enfrentar, nem dois da mesma liga. Além disso, o último vencedor da Liga dos Campeões, o Real Madrid, continua no primeiro sorteio, com os demais times sendo definidos de modo aleatório.
A sequência continua até que todas as equipes daquele conjunto tenham confrontos definidos, o que limita as possibilidades de duelos para os próximos potes.
As disputas da fase preliminar da Champions começaram no dia sete de julho e terminam em dia anterior ao sorteio, 28 de agosto. O início da primeira rodada, também chamada como “fase de liga”, já com a estreia dos principais times, será entre 17 e 19 de setembro.