A ASICS, patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), lançou um vídeo manifesto protagonizado por atletas paralímpicos para dar início à sua campanha de lançamento dos uniformes para os Jogos Paralímpicos Paris 2024. O conteúdo foi criado pela agência DOJO e produzido pela Volt Filmes, com direção de cena de Gabe Maruyama.
O objetivo da campanha é destacar a performance esportiva dos atletas, refletindo o que há de mais importante para eles em primeiro plano: muito treino, a busca incessante por medalhas, a batalha para quebrar recordes olímpicos e, principalmente, a luta diária para chegar a Paris e se superar dentro de cada modalidade esportiva.
Com conceito “Acima de tudo, para atletas”, o manifesto da ASICS fala sobre a superação dos atletas no esporte sem colocar a deficiência como protagonista da mensagem.
Desde que começamos a nos conectar mais com o esporte paralímpico e com o CPB, percebemos uma conexão muito forte com os princípios da ASICS. Estamos muito felizes com este manifesto porque ele representa a potência do atleta e do esporte paralímpico.
“O Brasil é uma potência nas Paralimpíadas, e iniciativas como a da ASICS são essenciais para apoiar, celebrar e dar ainda mais visibilidade ao esporte paralímpico. Tenho imenso orgulho de dirigir esta campanha como mulher PCD, com um elenco 100% composto por paratletas, o que acredito ser um fato inédito na história da publicidade. É representatividade nos campos, nas quadras e nas pistas, mas também atrás das câmeras. Esta campanha não só destaca as habilidades excepcionais dos nossos atletas, mas também sublinha a importância de narrativas autênticas e empoderadoras no cenário publicitário. Isso é inclusão na prática”, disse Gabe Maruyama diretora do vídeo manifesto.
As peças de vestuário foram desenvolvidas em colaboração com atletas paralímpicos, desde a fase inicial de design até os testes. De forma única, foram adaptadas com elementos de acessibilidade para garantir que sejam funcionais para as pessoas que vão utilizá-las. Além disso, pela primeira vez na história do CPB, peças da coleção oficial paralímpica estão sendo comercializadas e podem ser adquiridas pelo público em geral.
A coleção inclui jaqueta de pódio, moletom, camisetas, camisa polo, regata, bermuda, calça, legging, tênis, mochila, meia, manguito e boné. Todas as peças contam com detalhes de acessibilidade, como mochilas com alça nos puxadores, calças com zíperes na lateral próximo ao tornozelo para facilitar atletas com prótese, e etiquetas internas em Braille que destacam as cores correspondentes para auxiliar na seleção das roupas.
Além do vestuário, calçados e acessórios de toda a delegação paralímpica, a ASICS também estará presente nos uniformes das equipes de atletismo e vôlei sentado.
“A deficiência faz parte da vida desses atletas, mas não é isso que os define e não é a partir desse ponto de vista que eles querem ser reconhecidos. Com essa reflexão, a campanha traz um cuidado na concepção da identidade visual, traduzindo o discurso em imagens. Demos, por exemplo, ênfase aos atletas em primeiro plano e não à deficiência. E, na direção de arte, as fitas ao fundo representam os olhares enviesados e os preconceitos dos quais eles estão se libertando para serem reconhecidos como atletas”, acrescentou Thiago Baron, CCO da DOJO.