O Sertões está neste momento em sua 32ª edição. A programação, que passa por 4 estados, conta com uma jornada desafiadora tanto para competidores como para a própria organização.
Trazendo o lema “Caminho que inspira”, a plataforma prova que é possível promover uma competição de esporte a motor trazendo benefícios às comunidades percorridas, seja através de práticas ambientais, como também liderando iniciativas de cunho social.
Em entrevista para o MKTEsportivo, Cristiano Hori, diretor comercial do Sertões, evidenciou o papel do evento como um agregador de ações socioambientais.
“Além da dimensão esportiva, o Sertões possui a dimensão de turismo, trazendo visibilidade para regiões remotas do Brasil, e a dimensão social, um dos segmentos mais importantes, pois é abordado em todos os eventos que temos em nossa plataforma”, comentou Cristiano Hori, diretor comercial do Sertões.
Pelo 12° ano, a SAS Brasil levará saúde de qualidade às comunidades percorridas pelo Sertões. A iniciativa foi iniciada em 1993 e deu origem a uma organização social hoje referência no auxílio a políticas públicas, com destaque para as soluções em telemedicina. Nesse período, mais de 40 mil pessoas foram beneficiadas pelo maior rally das Américas.
Em 2024, aproximadamente 100 voluntários atuarão em nove especialidades, incluindo psicologia, ginecologia, nutrição, oftalmologia, dermatologia, alergologia e neurologia. Os destaques são os projetos “Ver Magia”, que possibilita o atendimento oftalmopediátrico com doações de óculos, e o “À Flor da Pele”, que realiza consultas e procedimentos dermatológicos.
“Dentro dos eventos, temos diversos projetos sociais que deixam legados nos municípios que passamos. Exemplo disso, contamos com o projeto da SAS Brasil, levando saúde gratuita e de qualidade para regiões remotas, com IDH abaixo de 0,7”, declarou Cristiano Hori.
Outra iniciativa de destaque, através da Conasa Infraestrutura, serão doados 250 kits de filtros de água para regiões que não possuem saneamento básico. A ação acontece pelo terceiro ano consecutivo e surgiu depois do diretor-presidente da empresa e piloto no Sertões, Mário Marcondes, ter o carro danificado no interior do Piauí, sentido na pele as dificuldades de acesso da localidade.
Diante da falta de oferta de água no local, surgiu a ideia de desenvolver um filtro simples, composto por materiais acessíveis e de baixo custo, que pudessem ser replicado em diferentes comunidades, o ConÁgua.
“As marcas que participam dos Sertões também nos auxiliam em diversas ações. Assim como a iniciativa de saúde, também temos projetos ligados à educação e dedicados ao interesse ambiental, aplicando sustentabilidade nas cidades incluídas em nosso roteiro”, finalizou Cristiano Hori.
Nessa edição, como parte do compromisso da marca, o Sertões disponibilizou duas Unidades Móveis de Saúde, carretas equipadas com consultório e equipamentos para procedimentos odontológicos, clínicos e até pequenas cirurgias ginecológicas e dermatológicas.
Os atendimentos serão realizados nas cidades de Brasília (DF), Santa Maria da Vitória (BA), Cavalcante (GO) e Formosa (GO). A previsão é de 33 mil pessoas beneficiadas pelos atendimentos e de 300 óculos dados para a população.