Em números, 100% dos medalhistas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 são ou já foram em algum momento da carreira integrantes do Bolsa Atleta, programa federal de fomento criado em 2005.
O Ministério do Esporte calcula que o investimento federal direto via Bolsa Atleta para os 61 medalhistas somou R$ 24,4 milhões, com 398 bolsas concedidas. O valor considera cada um dos convocados nas modalidades coletivas.
Além dos medalhistas, a grande maioria da delegação brasileira também recebeu apoio financeiro do programa. Dos 276 atletas que representaram o Brasil nos Jogos, 241 fazem parte do programa, o que representa 87,3% do total. Se for levado em conta o histórico dos atletas, o número sobe para 271 integrantes do programa em alguma fase da carreira, representando 98% do total.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) também realiza repasses financeiros às modalidades olímpicas. Este ano, o valor dado às confederações olímpicas por meio da Lei das Loterias foi de R$ 225 milhões, o maior desde a criação do mecanismo, em 2001.