Durante o final de semana, a CazéTV tomou a decisão de suspender as transmissões da Ligue 1, a elite do futebol francês. Durante a exibição de Paris Saint-Germain e Le Havre, no último 16 de agosto, vários espectadores franceses acessaram o conteúdo utilizando VPNs (Redes Privadas Virtuais), o que acabou gerando preocupação ao canal.
Isso porque a aquisição dos direitos de transmissão do Campeonato Francês pela CazéTV envolve apenas o mercado brasileiro. Com a “invasão” de franceses, ocorreu uma denúncia de uma emissora não identificada, o que levou a Ligue 1 a notificar o canal de Casimiro Miguel sobre a violação.
A CazéTV, em parceria com a LiveMode, está trabalhando junto à plataformas como YouTube e Twitch para garantir que apenas os fãs do Brasil tenham acesso aos jogos da Ligue 1. Espera-se que seja resolvido até a próxima rodada da liga, que começa em 30 de agosto com Lyon x Strasbourg.
Nota oficial da CazéTV sobre a suspensão das transmissões:
A CazéTV, detentora dos direitos de transmissão da Ligue 1 para o Brasil, foi notificada sobre o acesso ilegal de usuários franceses às nossas transmissões. Para contornar o geoblocking, alguns espectadores utilizaram VPNs, violando assim os termos de distribuição. O geoblocking é uma tecnologia que restringe o acesso a conteúdos com base na localização do usuário, e no nosso caso, as transmissões são exclusivas para o público no Brasil.
De forma preventiva, decidimos suspender as transmissões da Ligue 1 até que possamos reforçar a segurança e garantir que o conteúdo seja acessível apenas para usuários brasileiros. Pretendemos retomar as exibições na próxima rodada, uma vez que tenhamos confirmado a eficácia do geoblocking.”