Indústria

Confira o guia comercial da temporada 2024/2025 da Premier League

A competição nacional mais valiosa do mundo apresentará além de grandes equipes e atletas, inovações e parcerias de total relevância para a indústria do esporte

Confira o guia comercial da temporada 2024/2025 da Premier League
Foto: Divulgação

18 de agosto de 2024

3 minutos de Leitura

A partir desta sexta-feira (16), a partida entre Manchester United e Fulham, dará a largada para a Premier League. A competição nacional mais valiosa do mundo apresentará além de grandes equipes e atletas, inovações e parcerias de total relevância para a indústria do esporte.

No seu portfólio de patrocinadores, grandes marcas terão ativações publicitárias tanto nos estádios dos 20 clubes da liga, como também durante as transmissões. Parceira principal da competição, a EA Sports, empresa especializada em jogos de esporte, contará com um ampla visibilidade durante as partidas do torneio.

Patrocínios

Fornecendo a bola oficial da Premier League, a Nike obterá grande destaque entre as anunciantes. A marca norte-americana apresentou, semanas atrás, a Flight Ball (Bola de voadora, em português) e tem como slogan “inspirada no passado, pronta para o futuro”.

Além da Swoosh, a Barclays (banco britânico), Guiness (cervejaria), Hublot (cronometrista) e Oracle (empresa de tecnologia), também terão visibilidade tanto em ações, assim como nas coberturas televisivas.

No âmbito do licenciamento, Panini, Sorare, Football Manager, Rezzil e Avery Dennison são responsáveis por oferecer serviços e produtos licenciados da liga.

Fornecimento de material esportivo

Apesar da presença da Nike na bola e vestindo 4 times da Premier League ( Brighton, Chelsea, Liverpool e Tottenham), a adidas é a marca que mais se destaca no fornecimento de material esportivo nessa temporada.

Após assinar com Aston Villa e Newcastle, a Três Listras fornecerá kits para 6 times para a competição. Arsenal, Manchester United, Fulham e Nottingham Forest completam seu portfólio. Na última temporada, a Umbro foi a empresa que mais se destacou nesse quesito, assinando uniformes para Bournemouth, Brentford, Burnley, Luton Town e West Ham.

Criptomoedas

Poucos setores cresceram tanto sua presença na liga como o segmento das criptomoedas. Na temporada passada, 8 times detinham parceria com empresas do ramo, incluindo os contratos de US$ 70 milhões do Manchester City com a OKX e o de US$ 10 milhões da BingX com o Chelsea.

Na temporada 2024/2025, demonstrando uma nova tendência no mercado, esse número já considerável quase dobrou, com 14 dos 20 clubes da Premier League fechando acordos de patrocínio com um total de 15 companhias diferentes.

Parcerias para o aprimoramento da arbitragem

Após diversos casos polêmicos na arbitragem, a Premier League decidiu trocar a empresa responsável pelo VAR, dessa forma, a liga estabeleceu novidades para essa temporada.

Como parte dessas inovações, a organização assinou acordo com a empresa Genius Sports, que, por sua vez, mantém uma parceria com a Apple. Esta colaboração possibilitará a instalação de dezenas de iPhones nos estádios.

Os aparelhos estarão equipados com um software que acompanhará todos os movimentos de todos os jogadores, milimetricamente. Sendo assim, milhares de imagens serão capturadas por minuto e uma IA (Inteligência Artificial) irá calcular todas as informações fornecidas.

Chamada como “Tecnologia de impedimento semi-assistida” o recurso vai detectar impedimentos de forma mais precisa e mais rápida. Além disso, a Premier League anunciou o lançamento da conta Premier League Match Centre, no X, onde serão oferecidas atualizações em tempo real e esclarecimentos das sentenças de cada partida da temporada 24/25.

A iniciativa pretende diminuir as polêmicas relacionadas à arbitragem através de explicações sobre as decisões dentro de campo e na sala do VAR.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT