O Egito planeja se candidatar para sediar as Olimpíadas de 2036 e de 2040. O chefe da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais Africanos, Mustapha Berraf, destacou a necessidade de melhorar a infraestrutura e instalações esportivas do país.
O país investiu bilhões de dólares nos últimos anos na construção de novos estádios e instalações. Dessa forma, o país busca a modernização de sua estrutura e fortalecimento da sua candidatura para promover os Jogos Olímpicos, de acordo com o Sports Bussines Journal,
Anteriormente, o Cairo já havia tentado sediar as Olimpíadas de 2008 mas não teve Sucesso. Berraf mencionou que a Cidade do Cabo, na África do Sul, também poderia se candidatar. O país sediou a Copa do Mundo de 2010. No entanto, o chefe da Associação não especificou qual edição seria sediada na cidade.
Recentemente a Alemanha também demonstrou interesse nas Olimpíadas, quando a ministra do interior alemã Nancy Faeser assinou um documento oficializando a intenção do país europeu de se candidatar aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão de 2040, que marcarão o 50º aniversário da reunificação alemã.
Diminuição do interesse dos países em sediar os Jogos
O interesse global em sediar as Olimpíadas diminuiu ao longo dos anos por conta dos altos custos e impactos negativos. Essa mudança pode ser notada pela redução de cidades candidatas e pelo aumento da oposição pública.
Para as Olimpíadas de 2024, que foram concluídas no último domingo (11), cinco cidades se candidataram. Budapeste (Hungria), Hamburgo (Alemanha), Los Angeles (EUA), Paris (França) e Roma (Itália). No fim do processo, só Paris e Los Angeles – que sediará os Jogos de 2028 – continuavam interessadas.
A França gastou cerca de US$ 9,1 bilhões (aproximadamente R$ 50,8 bilhões) para preparar a capital Paris para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024.