O Fluminense deve ser o próximo time do futebol brasileiro a adota o modelo SAF. Baseado no modelo adotado pelo Fortaleza, o clube carioca visa manter 51% do controle da empresa e os 49 % restantes, ficariam a cargo de investidores.
Mario Bittencourt, presidente do Tricolor, declarou que o trâmite, formatado pelo banco BTG, deve ser finalizado até o mês de outubro.
“Há dois anos, o Fluminense trabalha com esse plano. O nosso modelo SAF ainda não está oficialmente desenhado, mas temos a ideia de não vender o controle total do clube, com um modelo muito parecido com o do Fortaleza. Nesse momento, estamos na fase de ‘due dilligence’, acho que esse trâmite vai até setembro. A partir de outubro, podemos estar no mercado buscando esse investidor”, comentou Mario Bittencourt.
Segundo o dirigente, o Fluminense projeta que o aporte seja utilizado para quitar as dívidas do clube e depois, será direcionado para fortalecer o setor de futebol. Atualmente, ainda não houve nenhum interessado em financiar a agremiação, sem ter o controle sobre a SAF.
Para esse projeto se concretizar, o clube precisa de uma aprovação interna. Além da fase de planejamento da SAF e da confirmação de investidores no projeto, é necessário que o Conselho Deliberativo do Fluminense aprove a proposta.