Licenciamento

Fortaleza prestigia história da capital cearense e a tradição religiosa espanhola nos uniformes desde 2018

Equipe adota a Cruz de Santiago, que remete à fundação da cidade e a uma antiga ordem religiosa espanhola; conceito é novamente tema de lançamento da Volt Sport

Fortaleza prestigia história da capital cearense e a tradição religiosa espanhola nos uniformes desde 2018
Foto: Criativo Gato Preto

08 de agosto de 2024

3 minutos de Leitura

Em comemoração ao Dia dos Pais, o Fortaleza lançou novo uniforme para a temporada. Assinada pela Volt Sport, a camisa, de tom celeste, é chamada de “La Cruz” em referência à Cruz de Santiago, que aparece com destaque em baixo relevo ao redor do escudo da equipe.

Símbolo importante para a capital cearense e para a tradição religiosa espanhola, a cruz foi adotada no uniforme tricolor a partir do centenário do clube, em 2018, e fez parte de importantes momentos da história do Tricolor do Pici desde então.

A insígnia faz alusão ao Fortim de Santiago, a primeira fortaleza da capital cearense, localizada na Barra do Ceará, marco zero da cidade cearense. Além disso, também é símbolo de uma Ordem Religiosa surgida na idade média e que na Espanha ficou conhecida como Ordem de Santiago.

“Desde nosso centenário, adotamos esta insígnia em nosso uniforme, em referência à cruz e espada de Santiago, que representa a Fé e a religiosidade universal da Capital da Galícia, além da honra e do amor. Trata-se de um símbolo multicultural, que remete tanto à tradição medieval espanhola quanto às raízes da nossa cidade. É uma referência que passou a fazer parte do nosso DNA vencedor, uma espécie de amuleto da sorte que nos acompanha em todos os nossos uniformes desde então”, afirma o CEO da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz.

A estreia da Cruz de Santiago nos uniformes tricolores aconteceu na temporada 2018, quando o clube lançou o kit “Centenarium”, em homenagem aos 100 anos de história do Fortaleza. A camisa, branca com linhas azul e vermelha, carregava o signo centralizado, na altura do peito.

Após o lançamento do uniforme, a camisa foi abençoada na catedral de Santiago de Compostela, na Espanha, pelo Arcebispo Dom ‎Julián Barrio. À época, a celebração também contou com a presença de Marcelo Paz e, na ocasião, o clube também recebeu a “Medalla de Oro”, diploma que consiste na maior comenda da Orden del Camino de Santiago.

Na temporada de estreia, a Cruz foi sinônimo de sorte e, com ela, a equipe estreou com vitória na edição da Série B, vencendo o Guarani por 2×1 no Castelão, em campanha que terminou com o título nacional. Ainda com o “Centenarium”, o time garantiu o acesso para a Série A após vencer o Atlético Goianiense, no estádio Antônio Accioly, em novembro do mesmo ano.

Em referência à camisa do centenário, em 2023 também foi lançada a “105 Centenarium”, em celebração aos 105 anos de fundação do Leão, em homenagem semelhante à versão de cinco anos antes.

Para a temporada 2024, com os uniformes já assinados pela Volt Sport, o material esportivo segue com referências à Cruz de Santiago, seja com maior protagonismo, como no lançamento para o dia dos pais, seja com um detalhe nas costas, nos outros mantos da temporada.

“Em nossas coleções, procuramos respeitar as tradições do clube e entender os anseios do departamento de marketing para conseguir criar uma coleção a quatro mãos. A Cruz de Santiago virou uma tradição no uniforme do Fortaleza, é um aspecto que agrada os torcedores, além de ser um detalhe esteticamente bonito para a camisa”, finalizou Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT