Os Jogos de Paris 2024 foram responsáveis por um crescimento de 37% nos gastos com publicidade em conteúdos esportivos durante o primeiro semestre de 2024, no comparativo com o mesmo período do ano passado. O levantamento foi feito pelo Kantar Ibope Media e publicado na edição de agosto do Data Stories.
Nos seis primeiros meses de 2023, as empresas desembolsaram R$ 535 milhões na indústria. No mesmo período deste ano, um salto para R$ 735 milhões no período que antecedeu aos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que iniciou apenas em 26 de julho.
Segundo a empresa, há um incremento de 20% no volume de fãs nos anos em que são disputados os Jogos. Neste sentido, diversas modalidades acabam sendo beneficiadas, como ginástica artística, vôlei de praia, judô e surfe.
De todas, a que mais se destacou foi a ginastica artística. Cerca de 61% dos brasileiros declaram ser fãs do esporte, um aumento de 160% na base desde março de 2015.
Outro destaque foi o vôlei de praia. Um total de 60% dos brasileiros afirmaram ser fãs da modalidade, aumento de 182% desde setembro de 2013.
“Esse crescimento de popularidade demonstra como a TV e as plataformas de vídeo on-line são capazes de influenciar ativamente o comportamento da audiência em todas as mídias e transformar a forma como consumimos conteúdo”, destacou a Kantar.