O italiano Jannik Sinner, atual número 1 do mundo do tênis, teve que devolver o prêmio em dinheiro obtido durante o Masters 1000 de Indian Wells. O tenista também perderá os pontos que somou no torneio por ter testado positivo duas vezes em exames antidoping.
A Agência de Integridade do Tênis (ITIA) divulgou que dois testes realizados por Sinner, entre os dias 10 e 18 de março. As amostras apontaram a presença de clostebol, um anabolizante proibido.
Como resposta, a defesa do tenista alegou que a substância entrou no sistema do atleta por conta de contato com seu fisioterapeuta, que estava aplicando um spray para tratar um corte no dedo. Esse produto, que continha o esteroide, teria sido usado de 5 a 13 de março, período em que o profissional esteve em tratamento.
Além disso, segundo o relato, a pele de Sinner também apresentava lesões e esse toque teria causado a contaminação. Após investigação, a ITIA aceitou a explicação do atleta e concluiu que a violação não havia sido intencional.
Mesmo assim, por ter testado positivo, Jannik perdeu os 400 pontos e será obrigado a devolver os US$ 325 mil que ganhou como prêmio em dinheiro em Indian Wells. Durante a competição, o italiano alcançou as semifinais, onde foi superado pelo espanhol Carlos Alcaraz.