Paris foi uma Olimpíada diferente. Arenas montadas em locais icônicos, ausência de um Parque Olímpico e a abertura no Sena e nas ruas, fizeram as pessoas circularem por corredores históricos.
Os Jogos não são apenas sobre o esporte. É também um evento diplomático que mostra a cultura e os valores de um País. E eles foram inteligentes neste aspecto, promovendo o encontro do público com os marcos franceses.
Ativações
Diferentes de outros eventos, não é um evento das marcas. Mesmo assim, na cidade luz, brilhar foi focar em eficiência.
As marcas então, criaram seus territórios, investiram em formatos de grande visibilidade em locais de extrema circulação, para atividades perfeitamente adequadas ao momento. Sem grandes invenções, mas com grande impacto.
Conteúdo
O FOMO atingiu todo mundo em Paris. Empresas com reativos preparados para todos os momentos, os creators estavam todos lá e o tempo todo nas circunstâncias mais importantes e cruciais.
As “Casas” de confederações, Países e indústria, estiveram totalmente aparelhadas e prontas, e foram parceiros facilitadores de uma imensa carga de assuntos. Espalhados pela cidade, estes hubs recebiam atletas que tinham sido recém medalhados para aquecer ainda mais as conversas.
Trade
As maiores inovações na comunicação pareciam estar no PDV. Talvez a hora das compras, tenha tido tanta atenção quanto a hora das competições. Também, a variedade de produtos licenciados era imensa e para todas as ocasiões. Do álcool em gel na farmácia aos relógios de alto luxo.
As lojas da Champs Élysées pareciam uma exibição de retail art. Movimento, design, arquitetura, personalização e tecnologia se misturavam para entrar na jornada das pessoas.
Foram rápidos e eficientes. Caixas de transporte, transformavam-se em gôndolas temporárias com displays de mecânicas numa peça só.
Consumer promotions nos minimercados, até mega stores oficiais dos jogos com grades expressivas de apparel, toy art, memorabília etc, apareciam durante o decorrer do dia quando menos esperávamos.
Em resumo, o pacote de comunicação foi completo. Atletas e marcas deram um show de celebração ao esporte e aproveitamento das oportunidades.
O ouro
Pra quem é realmente apaixonado por comunicação e marketing, pela carreira, a cidade é um convite irresistível ao aprendizado e as referências.
As visitas ao Louvre, Fundação Louis Vuitton, George Pompidou, Quartier Latin, Sorbonne, entre tantos outros locais, são obrigatórias e fonte inesgotável de repertório.