Indústria

Pioneiro, Milan anuncia nova política de maternidade para jogadoras

Clube italiano oferece segurança contratual e assistência com cuidados infantis para jogadoras e funcionárias grávidas

Pioneiro, Milan anuncia nova política de maternidade para jogadoras

05 de agosto de 2024

3 minutos de Leitura

Em uma iniciativa fantástica e pioneira na europa, o Milan anunciou medidas de apoio a jogadoras e mulheres da equipe técnica que decidirem ter filhos. Elas garantirão uma série de proteções durante a gravidez e a primeira infância que vão além das regulamentações atuais.

De acordo com o Relatório Global de Emprego da FIFPRO de 2017, um estudo global sobre as condições de trabalho no futebol feminino, apenas 2% das jogadoras entrevistadas em quatro continentes tinham filhos, e 47% disseram que deixariam o futebol para formar uma família.

  • Renovação automática do contrato com extensão de um ano nas mesmas condições econômicas para as jogadoras, caso o seu contrato expire durante a época em que a gravidez começou;
  • Assistência com cuidados infantis durante atividades esportivas e suporte para passagens aéreas, hospedagem e demais despesas de viagem dos filhos da jogadora gestante ou única responsável, além de um acompanhante.

“Estamos orgulhosos de apresentar um projeto tão importante, que mais uma vez demonstra a atenção do AC Milan em relação a questões relevantes para todas as pessoas da família Rossoneri. Queremos que este novo passo seja uma motivação a mais para o crescimento e desenvolvimento de todo o Clube, tornando-se um modelo a seguir, em nível nacional e internacional, garantindo que o mundo do futebol se torne cada vez mais um ambiente onde todos possam se sentir livres para tomar decisões pessoais importantes”, disse Giorgio Furlani, CEO do AC Milan

“O cube sempre demonstrou grande atenção ao bem-estar de suas jogadoras e funcionárias, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Por exemplo, fomos o primeiro Clube italiano a contribuir com benefícios de seguridade social para nossas jogadoras, bem antes da introdução do profissionalismo. Demonstramos isso ainda mais por meio do manifesto #WeAllAreFootball para mitigar o conflito de gênero, o que levou à definição de princípios, iniciativas e intervenções concretas na infraestrutura do Clube. Estamos prestes a começar uma nova temporada na qual trabalharemos para atingir metas importantes, tanto dentro quanto fora de campo: estamos animados para abordá-la introduzindo nossa política inovadora”, acrescentou Elisabet Spina, Chefe de Futebol Feminino do AC Milan.

Para definir sua política, o Milan envolveu suas jogadoras da equipe profissional e categoria de base, juntamente com a área psicopedagógica, por meio de reuniões, entrevistas e pesquisas.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT