O Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) notificou a NFL. A entidade “identificou informações que ferem o Código de Defesa do Consumidor” na lista divulgada pela liga referente aos itens que o público estaria proibido de levar à NeoQuímica Arena, no primeiro jogo da organização no Brasil, no dia 6 de setembro.
Dentre as proibições, constam alimentos e bebidas, o que já motivou notificações e autuações em outros eventos, já que a lei brasileira dá ao consumidor o direito de levar sua água e seu alimento a um evento, não sendo obrigado a adquirir no local.
“Há algumas questões de segurança que precisam ser respeitadas, como as embalagens das bebidas não serem latas, que são proibidas, e que garrafas de água devem ser abertas pelos organizadores, logo na entrada. Mas é permitido levar, bem como frutas e outros alimentos”, explica Luiz Orsatti Filho, diretor-executivo do Procon.
De acordo com a entidade, a notificação enviada à NFL faz parte do processo de diálogo com organizadores de grandes eventos.
“Alguns dos quais já estão participando de uma iniciativa de prevenção, para resguardar os direitos dos consumidores brasileiros e evitar problemas durante o acesso do público, como aglomeração, atrasos e desentendimentos”, reportou a organização.
Além desse caso, o Procon também busca estar a par de outros temas relacionados ao evento, como o impedimento de cambistas; a garantia da meia-entrada; a integridade das pessoas frente a eventos climáticos, acesso ao local, adequação ao “Protocolo Não se Cale” e situação dos alvarás.
A entidade contará com equipes na Neo Química Arena no dia 6 de setembro, data de realização da partida entre Green Bay Packers e Philadelphia Eagles.