Foram reveladas novas imagens do Grand Stade Hassan II, que será construído para a Copa do Mundo de 2030 em Casablanca, no Marrocos. O estádio é o principal concorrente do Santiago Bernabéu, do Real Madrid, para receber a final do torneio.
O Hassan II está sendo projetado para ser “o maior do futebol em todo o mundo”, com capacidade para 115 mil espectadores, de acordo com os arquitetos dos escritórios Oualalou+Choi e Populous.
O design do estádio, foi inspirado na “moussem”, uma reunião social tradicional no país. O palco de jogo será cercado por jardins em plataformas a 28 metros do chão.
O financiamento público para a construção do estádio foi aprovado em outubro de 2023 e a preparação para o início das obras está em andamento. O Grand Stade Hassan II será construído na cidade de El Mansouria, na província de Benslimane, ficando 38 km ao norte de Casablanca.
Os países que vão sediar a Copa de 2030 já foram definidos. São eles: Espanha, Portugal, Marrocos, Argentina, Paraguai e Uruguai (esses três últimos sediarão as três partidas inaugurais). A proposta é que sejam utilizados 20 estádios, sendo onze na Espanha, seis no Marrocos e três em Portugal.