A Associação Uruguaia de Futebol (AUF) divulgou o projeto de reformulação do Estádio Centenário de Montevidéu para a Copa do Mundo de 2030. O palco, construído para a primeira edição do mundial de futebol, completará 100 anos e passará por uma ampla remodelação.
A divulgação foi realizada através do Bid Book, documento que cada candidatura fornece à FIFA como parte do processo para ser escolhida sede do torneio. O novo Centenário terá cobertura na maior parte de suas arquibancadas e terá capacidade ampliada de 60 mil para 63 mil lugares.
De acordo com a federação, a sustentabilidade será um pilar importante no projeto, com uso de luz solar e sistema de reaproveitamento de água. A Torre das Homenagens, estrutura de 100 metros que é marca registrada da casa uruguaia, será mantida. Já o gramado, deverá ser rebaixado.
Apesar de ter passado por melhorias em 2021, quando foi sede das finais da Libertadores e da Copa Sul-Americana, o Centenário nunca passou por uma grande reforma.
O estádio será palco de apenas um jogo na Copa do Mundo de 2030, na estreia da Celeste na competição. Ainda não há definição se a partida será a de abertura do Mundial.