Inovação

Audi e Senna Brands lançam projeto para mapear curvas similares ao S do Senna 

Iniciativa cria novos pontos turísticos para serem visitados pelos fãs do eterno ídolo

Audi e Senna Brands lançam projeto para mapear curvas similares ao S do Senna 
Foto: Divulgação

24 de setembro de 2024

4 minutos de Leitura

A Audi do Brasil lançou projeto especial que mapeará milhares de estradas e rodovias do país em busca de curvas similares ao “S do Senna” sequência de curvas do Autódromo de Interlagos, criada por Ayrton Senna, responsável por trazer ao país as quatro argolas há exatos 30 anos.

Embora seja conhecida pelo nome do piloto, a história por trás da criação do setor não é amplamente conhecida. Idealizada pelo ídolo na reforma que modernizou o circuito paulista em 1989, a curva é considerada um dos legados de Ayrton para o automobilismo. Inspirada por essa herança, a marca está mapeando estradas e rodovias buscando transformar algo que antes eram apenas trechos em uma curiosa homenagem.

“Ayrton Senna foi um dos maiores ídolos do país e seu legado segue presente na vida dos brasileiros, seja por meio de sua performance fora de série nas pistas, por sua conexão e preocupação com o futuro do Brasil, pela criação do S do Senna uma das curvas mais desafiadoras do automobilismo mundial ou por meio da Audi do Brasil, trazida ao país por suas mãos”, comentou Daniel Rojas, presidente e CEO da Audi do Brasil.

A ação, que teve como parceiro de tecnologia a Bolha, estúdio de inovação digital que desenvolveu algoritmos avançados que analisam as curvas e calculam uma porcentagem de similaridade em relação à curva original seguindo seu traçado, comprimento e direção como referência.

“Essa tecnologia, que combina geolocalização, análise de dados e inteligência artificial, permite identificar e sinalizar trechos em diferentes regiões do país, ampliando a história da curva criada por Senna de maneira tangível e acessível a todos”, Destaca Nagib Nassif Filho, CEO e Co-fundador da Bolha.

Para o lançamento deste projeto, um minidocumentário intitulado O Legado do S foi produzido em parceria com a Warner Bros. Discover e a Sweet Filmes.

O filme explora a relação do piloto com a marca alemã, a história da sequência de curvas e o que está por trás da busca por trechos similares. Tudo contado através de depoimentos de personagens que tiveram contato próximo ao piloto. Entre eles estão o jornalista Reginaldo Leme, o ex-piloto Christian Fittipaldi; e Leonardo Senna, irmão de Ayrton e sócio do piloto na Senna Imports, pioneira no Brasil em importação de carros da Audi. 

“Esse é um conteúdo que carrega o DNA da marca Discovery, que tem uma longa experiência em contar histórias reais que movem as pessoas, além de reforçar o atual momento da WBD que visa cada vez mais conectar fãs a um ídolo nacional sendo sempre parte da conversa, seja nas redes sociais ou pautando mudanças socioculturais”, destaca Eduardo Teixeira, Diretor de Creative Brand Solutions da Warner Bros. Discovery.

A ação representa a principal ativação da Audi do Brasil desde a retomada da parceria com a Senna Brands, que ocorreu em março deste ano. O documentário, que revela o primeiro S do Senna encontrado em uma estrada do Brasil, estará disponível, no dia 24 de setembro, para o grande público no canal do Youtube do Discovery. A estreia marca o início das ações que continuarão a buscar novos traçados para perpetuar a memória de Ayrton Senna.

“Herdamos do Ayrton Senna a nossa sede por desafios e conquistas que pavimentam um legado para as futuras gerações. Este projeto envolveu um trabalho desafiador de centenas de pessoas, colaboradores e parceiros, que se uniram em torno de um objetivo em comum: homenagear e celebrar o Senna de uma forma criativa, leve e inovadora. Foi um esforço conjunto à altura do nosso ídolo, de modo a fortalecer ainda mais o seu legado e a sua parceria com a marca das quatro argolas”, destacou Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT