Em homenagem ao Setembro Amarelo, mês da Prevenção do Suicídio, o Fortaleza tem promovido campanha nas redes sociais. O intuito da ação é conscientizar a torcida e ressaltar a importância de falar abertamente sobre o assunto e oferecer ajuda em momentos delicados.
Na última terça-feira (10), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, o clube promoveu iniciativa ao divulgar parcial com 9.290 pessoas, que causou estranhamento da torcida.
Isso porque, ao imaginar que o número representaria ingressos vendidos para o próximo jogo do Tricolor, a amostra ofereceria uma proporção muito aquém da média que o clube vem registrando na atual temporada, período em que já computou 841.848 mil presentes.
Uma segunda postagem foi feita para explicar que o dado se referia à quantidade de cearenses que tiraram a própria vida entre 2009 e 2023, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado. A publicação, em vídeo, foi a segunda peça da campanha #TodaVidaImporta, promovida pelo Fortaleza.
“Discriminação; Traumas; Abuso; Perdas; Isolamento Social; Transtornos Mentais; Depressão; Os motivos podem ser muitos, mas a solução é apenas uma: Procurar Ajuda”, aponta o vídeo.
“Prevenção ao suicídio é um assunto extremamente sensível. Por isso ressaltamos que o movimento do Setembro Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de falar abertamente sobre o suicídio, oferecer suporte emocional e incentivar a busca por ajuda, é importante demais não apenas para o torcedor do Fortaleza, mas para todos os públicos, para toda a sociedade”, pontua Marcel Pinheiro, Diretor de Comunicação e Marketing do Fortaleza.