A LALIGA anunciou que denunciará formalmente e solicitará a detenção imediata dos instigadores de uma campanha de ódio que busca promover atos racistas no Atlético de Madrid e Real Madrid, marcado para este domingo (29), às 16:00h (de Brasília).
“A referida campanha constitui um crime de incitação ao ódio, claramente tipificado no Código Penal. A LALIGA condena energicamente essas ações que fomentam, promovem e incitam, direta ou indiretamente, o ódio contra uma pessoa determinada, neste caso o jogador Vinicius Jr, por conta de sua raça, com a concorrência, ainda, das circunstâncias agravantes dos parágrafos 3 e 4 do art. 510 do Código Penal”, destacou a entidade, em comunicado.
“A LALIGA não tolerará em nenhuma circunstância esse tipo de comportamento. Esses atos não só prejudicam a imagem do esporte e do país, como também representam uma ameaça direta à integridade e ao bem-estar de todos os torcedores”, acrescentou.
Entenda o caso
A torcida do Atlético de Madrid prepara, mais uma vez, uma recepção hostil a Vini Jr. no clássico com o Real Madrid. Nas redes sociais, torcedores do Atleti criaram uma mobilização com conotações racistas para insultar o jogador, com o uso de máscaras.
Nas redes sociais, a hashtag #MetropolitanoConMascarilla está sendo promovida para pedir que as pessoas compareçam ao clássico deste domingo com máscaras. O objetivo é que o brasileiro possa ser insultado e os responsáveis não sejam identificados. Além disso, muitas mensagens racistas acompanham as publicações com a hashtag.