Falecido em junho deste ano, a NBA e o Los Angeles Lakers perderam uma das figuras mais icônicas do basquete mundial. Dono da silhueta estampada na logo da liga, Jerry West partiu aos 86 anos.
Celebrando o legado do ídolo, a franquia californiana disputará suas partidas com uma faixa horizontal contendo o número 44, utilizado por West em sua carreira.
“Jerry West foi um gênio do basquete e uma figura marcante da nossa liga por mais de 60 anos. Ele se tornou uma pessoa única não apenas por ser um campeão da NBA e um All-Star em todas as 14 temporadas de sua carreira, mas também como um ávido competidor que abraçou os grandes momentos”, comentou Adam Silver, comissário da NBA.
Durante sua carreira como atleta, Jerry atuou apenas no Los Angeles Lakers, conquistando o título da NBA em 1972 e sendo o MVP das finais em 1969, mesmo tendo ficado com o vice-campeonato, fato inédito até os dias atuais.
Além de sua trajetória como profissional, o “Mr. Clutch” treinou os Lakers por três temporadas e em seguida foi nomeados general manager. Em 2002, foi para o Memphis Grizzlies atuar também como GM, conquistando o prêmio de Executivo do Ano da liga.
West também foi membro do conselho executivo do Golden State Warriors de 2011 até 2017, ajudando a franquia a montar a dinastia que seria campeã da NBA em 2015 e 2017. Se não bastasse, o dirigente foi essencial na contratação de Kevin Durant para o time de Curry, Klay Thompson e Draymond Green. Desde 2017 até sua morte, trabalhou como conselheiro no Los Angeles Clippers.






