Indústria

O avanço do futebol americano no interesse dos fãs de esporte no Brasil

Atualmente, 35% a população brasileira se declara fã da modalidade, entre interessados e muito interessados, o que corresponde a 41 milhões de brasileiros conectados

O avanço do futebol americano no interesse dos fãs de esporte no Brasil
Foto: AP Photo

05 de setembro de 2024

2 minutos de Leitura

Nesta sexta-feira, a National Football League (NFL) fará o seu primeiro jogo na América do Sul. Naturalmente, o mercado em torno da bola oval está aquecido no Brasil. Neste sentido, dados inéditos publicados pelo Ibope Repucom ilustram a evolução crescente dos interessados pela modalidade.

De acordo com o Sponsorlink, pesquisa da empresa sobre os hábitos, perfil, atitudes, consumo de meios e comportamento dos fãs de esportes, o futebol americano está em sua melhor fase no Brasil.

Atualmente, 35% da população brasileira se declara fã da modalidade, entre interessados e muito interessados, o que corresponde a 41 milhões de brasileiros conectados. Trata-se de um incremento de 310% no volume de indivíduos entre 2014 e 2024. Ou seja, uma conquista de 31 milhões de novos fãs no período.

“O esporte tem atraído uma base de fãs cada vez mais diversa, com uma participação mais equilibrada entre os gêneros e uma representatividade significativa de públicos com maior poder aquisitivo. O esporte já transcendeu nichos e se tornou um tema de interesse compartilhado por diferentes grupos. ​O conhecimento sobre os comportamentos desse público é fundamental para transformar oportunidades em resultados”, disse Gabriella Giamundo, gerente de desenvolvimento do IBOPE REPUCOM.

A tendência entre este público é a procura por canais especializados, com um consumo 20% maior de TV paga do que a média da população conectada. Entre consumidores da televisão fechada, o acesso a canais esportivos é 10% maior entre os fãs de futebol americano.

Cerca de um terço dos fãs declarados buscam pelo menos duas vezes por semana novidades a respeito do futebol americano. Entre as atividades físicas, futebol e musculação são as mais praticadas entre este público.

O estudo do Ibope Repucom também identificou uma forte aproximação dos fãs de futebol americano com os videogames, com dois terços do público os adotando frequentemente como atividade de lazer.

No âmbito digital, a NFL possui quase 3 milhões de seguidores entre TikTok, Instagram, YouTube e X. De todas as equipes, apenas duas possuem algum perfil em português: New England Patriots (Instagram e Tiktok) e Miami Dolphins (Instagram e X).

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT