Licenciamento

Parceira da NFL, Oakley ativa acordo com nova coleção de óculos e ratifica apoio ao flag football no Brasil

Marca divulgou sua nova coleção e apresentou os projetos para o futuro com envolvimento no futebol americano e flag football

Parceira da NFL, Oakley ativa acordo com nova coleção de óculos e ratifica apoio ao flag football no Brasil
Foto: MKTEsportivo

06 de setembro de 2024

7 minutos de Leitura

A Oakley realizou um evento na última quinta-feira (5), para divulgar novidades da marca e apresentar os próximos passos da parceria com a NFL e o apoio ao flag football. A empresa busca intensificar a presença dos esportes no Brasil, próximo do jogo da NFL, que acontecerá nesta sexta-feira (6), na Neo Química Arena, entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers.

Com o crescimento do futebol americano e do flag football (modalidade com menos contato físico) no Brasil e no mundo, Felipe Formiga, head global de NFL e futebol americano da Oakley, comentou em entrevista exclusiva ao MKTEsportivo, como a parceria impulsiona o esporte no cenário nacional.

“A Oakley tem relação muito próxima com o futebol americano nos Estados Unidos. É um vínculo que já existe há mais de dez anos. Uma parceria de marca onde temos novas oportunidades para divulgar os produtos e o esporte, refletindo diretamente no negócio, e em como a marca se posicionada no mercado. A nossa presença e relação com o futebol americano no Brasil ainda é recente, e vem da ideia de tornar o esporte global. Ter uma posição internacional de NFL e de futebol americano que até recentemente era norte-americana, demonstra a intenção da marca em estar presente ao redor do mundo”, disse Felipe.

O evento também contou com a presença de diversos profissionais brasileiros inseridos no flag football, como Cristiane Kajiwara, presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), que comentou sobre o crescimento do esporte com o apoio da Oakley e demonstrou grandes expectativas para as Olimpíadas de Los Angeles em 2028.

O esporte receberá forte atenção da marca especializada em óculos esportivos nos próximos anos, e de 2025 até 2028, contará com produtos e ativações específicas para a modalidade e sua presença nos Jogos Olímpicos.

“Em 2025, a marca terá um direcionamento voltado para o flag football, uma inovação que vai refletir diretamente em produtos e na tecnologia de melhoria de performance para os atletas. Em 2026, queremos expandir a ideia de acessórios da cabeça aos pés para os jogadores. 2027, será o período de preparação para o ano seguinte, com foco em tecnologias, testes e produtos, com expectativas para as Olimpíadas de Los Angeles em 2028. Já 2028, a Oakley somará três paixões: o futebol americano, o esporte olímpico, que terá o flag football, e os Estados Unidos, que irão sediar o evento”, explicou o head global.

O foco atual da Oakley está em sua mais nova coleção, lançada ontem nos Estados Unidos, e que estará disponível no Brasil e no restante do mundo em fevereiro de 2025. Intitulada “Players Collection“, a linha é inspirada nos principais jogadores da NFL e pensada para atletas fora das quatro linhas, mudando um pouco a abordagem estética de alto desempenho e focando no lifestyle.

“O DNA da Oakley é na performance, então temos uma tendência natural de sempre pensar em como trazer o melhor produto para o atleta performar no seu melhor nível. Queremos estar o tempo todo com nossos atletas além dos jogos, como em momentos em que ele vai para um evento de luxo e de gala e possa se sentir confortável e com o mesmo nível de paixão pela nossa marca. Essa nova coleção vem para suprir um pouco dessa necessidade. No momento que o atleta quer se expressar e usar um óculos de acordo com sua autoexpressão, a Oakley tem que estar lá também.”

Felipe finaliza comentando sobre as parcerias da marca com o esporte não só no país de origem, mas também no Brasil e em outras regiões.

“Temos parceiras com a NFL, com a NFL Flag, com a USA Flag, com times locais de flag football, tudo isso nos Estados Unidos. Ver a NFL expandir internacionalmente é incrível, e uma iniciativa corajosa. Naturalmente crescemos com futebol americano ao redor do mundo, tendo colaborações com a CBFA, com a Braves Academy, e com a seleção italiana de flag Football. Esses negócios ajudam a Oakley a estar relacionada com quem está praticando o esporte em todos os níveis. É uma iniciativa que está tomando proporções globais e que vai chegar em todos os estágios do esporte em algum momento”, completou.

Confira abaixo a entrevista completa com Felipe Formiga, head global de NFL e futebol americano da Oakley

MKTEsportivo – Como o crescimento da NFL na América e no Brasil pode influenciar nos negócios da Oakley?

“Temos uma relação muito próxima com o futebol americano nos Estados Unidos. É um vínculo que já existe há mais de dez anos. Uma parceria de marca onde temos novas oportunidades para divulgar os produtos e o esporte, refletindo diretamente no negócio, e em como a marca é posicionada naquele mercado. A nossa presença e relação com o futebol americano no Brasil ainda é recente, e vem da ideia de tornar o esporte global. Ter uma posição internacional de NFL e de futebol americano que até recentemente era norte-americana, demonstra a intenção da marca em estar presente ao redor do mundo.”

MKTEsportivo – Quais são as metas no envolvimento da Oakley no mercado esportivo e no futebol americano para o futuro?

“A priorização do que deve ser feito é sempre um desafio. A nossa vontade como marca é contar vinte histórias ao redor do esporte por ano. Mas na realidade, é melhor entregar uma história bem contada, do que cinco mal contadas. Temos uma visualização de metas separada por anos e capítulos que focam tanto em produto, quanto em comunicação e marketing.

Em 2024, o foco da Oakley é o “the game beyond the game”, trazendo o o jogo além do jogo e concentrando no lifestyle. O objetivo é evidenciar os atletas e como eles pisam fora das quatro linhas, emponderando-os tanto culturalmente, quanto nas partidas. Para isso, estamos lançando neste ano a coleção “Players Collection”. Em 2025, a marca já terá um direcionamento voltado para o flag football, uma inovação que vai refletir diretamente em produtos e na tecnologia de melhoria de performance para os atletas. Em 2026, queremos expandir a ideia de acessórios da cabeça aos pés para os jogadores. 2027, será o período de preparação para o ano seguinte, com foco em tecnologias, testes e produtos, com expectativas para as Olimpíadas de Los Angeles em 2028. Em 2028, a Oakley somará três paixões: o futebol americano, o esporte olímpico, que terá o flag football, e os Estados Unidos, que irão sediar o evento.”

MKTEsportivo – A Oakley deixa sempre evidente a parceria com a NFL na América do norte. Como isso pode impulsionar o crescimento da Oakley e da NFL aqui no Brasil e em outras regiões e países?

“Temos parceiras com a NFL, com a NFL Flag, com a USA Flag, com times locais de Flag Football, tudo isso nos Estados Unidos. A cooperação é forte, mas ainda não cobre todos os níveis do esporte. Ver a NFL expandir internacionalmente é incrível, e uma iniciativa corajosa. Naturalmente crescemos com futebol americano ao redor do mundo, tendo colaborações com a CBFA, com a Braves Academy, e com a seleção italiana de flag Football. Esses negócios ajudam a Oakley a estar relacionada com quem está praticando o esporte em todos os níveis. É uma iniciativa que está tomando proporções globais e que vai chegar em todos os estágios do esporte em algum momento.”

MKTEsportivo – Como a marca lida estrategicamente com as convergências e divergências de produtos, que hora é voltado para a performance de atletas e outrora no lifestyle e estética?

“O DNA da Oakley é na performance, então temos uma tendência natural de sempre pensar em como trazer o melhor produto para o atleta performar no seu melhor nível. O passo que estamos dando com o “Players Collection”, é fora da nossa zona de conforto. Queremos estar o tempo todo com nossos atletas além dos jogos, como em momentos em que ele vai para um evento de luxo e de gala e possa se sentir confortável e com o mesmo nível de paixão pela nossa marca. Essa nova coleção vem para suprir um pouco dessa necessidade. No momento que o atleta quer se expressar e usar um óculos de acordo com sua autoexpressão, a Oakley tem que estar lá também.”

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT