Atuando no mercado brasileiro há mais de 100 anos, a Texaco é uma das empresas estrangeiras do ramo petrolífero mais reconhecidas pelo consumidor.
Patrocinadora do Flamengo, a companhia busca ampliar ainda mais sua visibilidade, promovendo iniciativas que possibilitam o posicionamento e o crescimento da marca.
Em entrevista para o MKTEsportivo, Carolina Marques, gerente de marca e comunicação da Texaco, comentou sobre o storytelling que uniu a empresa com os torcedores do clube carioca e citou os vários resultados obtidos com as ativações no esporte.
“Entre os atributos da Texaco, destaco a tradição, tecnologia, desempenho e a alta performance. E o esporte, de uma forma geral, reforça esses valores. Nossa parceria com o Flamengo ajuda a reforçar o quesito tradição, que assim como a Texaco, o Rubro-Negro se destaca por essa característica”, comentou Carolina Marques, Gerente de Marca e Comunicação da Texaco, com exclusividade para o MKTEsportivo.
Em julho do ano passado, a Texaco assinou acordo com o Flamengo até dezembro de 2024. A parceria proporcionou uma série de entregas comerciais e possibilitou que a companhia tivesse sua marca nas camisas de treino e aquecimento, nos microfone das coletivas de imprensa do time e nas placas de publicidade no Ninho do Urubu.
A colaboração permitiu resultados expressivos, incluindo o crescimento do engajamento nas mídias sociais e desenvolvendo de um senso de pertencimento considerável entre seus colaboradores.
“Fazemos anualmente uma pesquisa sobre a marca. Nossa percepção e avaliação até o momento é bem positiva. Posso ressaltar que já obtivemos: crescimento de seguidores em nossas redes sociais; aumento do número de impressão e alcance das nossas publicações; estivemos no Trend Topics no Twitter na ocasião do anúncio do patrocínio (em julho de 2023); senso de pertencimento interno dos colaboradores e da rede de distribuidores autorizados; utilização de material de ponto-de-venda com assinatura da parceria e retorno de mídia e exposição de marca mais expressivo”, destacou Carolina Marques.
Com relação ao trabalho desenvolvido nas redes, a Texaco vem promovendo iniciativas que geram conexão entre seus principais ativos.
Em um desses casos, o programa “De Carona com Smigol” tem reunido a paixão do brasileiro por carros e o Flamengo, convidando atletas e ex-jogadores do time. O quadro possibilita uma interação autêntica entre audiência e marca, oferecendo um diálogo descontraído para o público com grandes personagens.
“Tem sido bacana e significativo ativar no quadro de Carona com Smigol, principalmente por ser uma conexão natural. Quando olhamos para o patrocínio ao futebol de uma forma mais ampla, o programa mostrou-se como uma propriedade que genuinamente se conectava totalmente com nosso negócio, por ser um carro e um motorista, onde realmente o nosso produto é aplicado. Só aí já tinha grande chance de ser positivo. Além disso, o quadro é uma boa mistura da paixão do brasileiro pelos automóveis, já que é um fusca antigo super bem cuidado. Inclusive, tivemos um episódio com a participação do nosso piloto Felipe Baptista, e foi muito bom unir e ativar as duas plataformas conjuntamente”, detalhou Carolina.
Além da presença no futebol, a Texaco anunciou patrocínio ao time de vôlei feminino do Flamengo, o SESC RJ Flamengo, equipe comandada por Bernardinho, multicampeão e atual técnico da Seleção Brasileira masculina. O acordo marca o primeiro vínculo da marca com o esporte feminino.
Outra ativação de destaque da empresa no esporte está no automobilismo. Através da Texaco Racing, com o jovem e promissor piloto Felipe Baptista, a empresa vem consolidando presença na Stock Car, principal categoria do esporte a motor da América Latina, e ampliando história que começou em 1974, com a McLaren.
“A nossa presença no automobilismo é histórica. Estivemos junto da equipe McLaren, quando Emerson Fittipaldi conquistou o título mundial de F1 em 1974, além de nossa atuação em categorias como Indy e Nascar. No mercado brasileiro, estamos há mais de 10 anos, na maior categoria do país, a Stock Car, com a equipe Texaco Racing, e podemos nos orgulhar de estar presente nas conquistas de quatro títulos nacionais. Atualmente, o Felipe Baptista entra na estratégia não só como um grande piloto, que tem apresentado ótima perfomance nas pistas e tem muito potencial de vencer corridas e de brigar pelo campeonato, como também gerando muita visibilidade para a Texaco”, finalizou Carolina.