Coluna

Stock Car reproduz cases de sucesso do mercado e promove evolução em sua plataforma

A organização buscou se reinventar ao longos dos últimos anos, aplicando iniciativas que geram resultado e seguindo parâmetros que se consolidaram em outras categorias

Stock Car reproduz cases de sucesso do mercado e promove evolução em sua plataforma
Foto: Divulgação/ Stock Car

25 de setembro de 2024

3 minutos de Leitura

Renan Camargo
Renan Camargo
Analista da indústria do esporte e jornalista de automobilismo na F1MANIA

Assim como em outros mercados, é possível notar vários exemplos de criação e reprodução de modelos de negócio na indústria do esporte. No Brasil, diversas ligas e organizações esportivas perceberam a necessidade de adaptação e passaram a utilizar referências de sucesso para basear suas diretrizes.

Um desses casos, a Stock Car Pro Series buscou se reinventar ao longos dos últimos anos, replicando iniciativas que geram resultado e seguindo parâmetros que se consolidaram em outras categorias. Dessa forma, a organização vai aprimorando seu produto e ampliando sua visibilidade.

Presença multiplataforma

Fator fundamental para o crescimento da plataforma é a visibilidade. Nesse caso, a Stock Car já adota há alguns anos a estratégia recente aplicada por diversas ligas, estabelecendo presença em vários players. Com isso, a categoria se mantém ativa na TV fechada (Sportv), na TV aberta (Band) e no streaming, através do canal Stock Channel no YouTube.

A consolidação multiplataforma permite acesso fácil para os fãs do esporte a motor e possibilita a oportunidade de se conectar com o público de fora do nicho.

Equilíbrio esportivo

Com um regulamento que permite uma disputa acirrada até a última etapa, chamada de Super Final, a competição promovida pelo grupo Vicar, possui o equilíbrio necessário para colocar vários competidores com chance de título nos instantes finais da temporada, mantendo a centelha de competitividade acessa até o último minuto.

Na temporada passada, 7 pilotos chegaram com chance de título nas últimas atividades. Em 2024, o campeonato segue disputado e a diferença de pontos entre os competidores indica que teremos novamente o mesmo grau de concorrência.

Ampliação de mercado

Exemplo marcante das ligas esportivas americanas, a Stock Car não se limita apenas aos limites territoriais do Brasil. Na temporada 2024, além de correr na Argentina e no Uruguai, a categoria promoverá espetáculo dividindo pista com outras competições do certame argentino.

O evento, que é chamado de “Festival Sul-Americano da Velocidade”, oferecerá entre os dias 5 e 6 de outubro uma programação rica para os fãs de automobilismo, promovendo experiências inéditas para o público e grandes provas. A iniciativa lembra o que já foi apresentando nas etapas conjuntas da Nascar e da Fórmula Indy

Em adição a esse exemplo, outro crossover entre organizações também ocorrerá em 2025, quando a Nascar realizará evento conjunto com a MLB, incluindo corrida e uma partida de beisebol entre Atlanta Braves e Cincinnati Reds.

Atrativos

Além dessas estratégias, uma grande organização esportiva deve ter grandes personagens. No caso da Stock Car, a categoria explora tanto o apelo de grandes nomes que já atuaram na F1, como Massa, Rubens Barrichello, Ricardo Zonta e Nelson Piquet Jr, quanto a presença de pilotos multicampeões da categoria como Ricardo Maurício, Daniel Serra, Cacá Bueno, entre outros.

Se juntando a esses competidores consagrados, a competição conta também com a presença de uma jovem geração que traz pilotos como Felipe Baptista, Gianluca Petecof, Arthur Leist e Vitor Baptista.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT