O atleta do tiro esportivo Yusuf Dikec, que foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris, viralizou nas redes sociais em razão do seu estilo descontraído, sem equipamentos, e pelo jeito despojado na hora de atirar.
Nos últimos dias, o turco vem buscando garantir seu direitos à marca e se beneficiar de seu sucesso comercial.
De acordo com, Erdinc Bilgili, treinador de Yusuf, o atirador esportivo entrou com pedido de registro de marca de órgão da Turquia de marcas e patentes, semelhante ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) no Brasil, após diversas empresas e pessoas buscarem patentear a postura, sem o consentimento do competidor.
Um dos esportistas que mais chamaram atenção em Paris, Yusuf Dikec dispensou viseira, protetor auditivo, lunetas e usou apenas seus óculos de grau, e sua arma para conquistar a prata da Turquia no tiro esportivo com pistola 10 metros, ao lado da parceira Sevval Tarhan.
Após se tornar meme, conteúdo na internet e ter sua postura replicada no meio do entretenimento e de outras modalidades esportivas, sua imagem foi utilizada na comercialização de diversos produtos, como camisetas, canecas, capinhas de celular, dentre outros.