O Super Mundial de Clubes, a ser disputado nos Estados Unidos com datas previstas entre 15 de junho e 13 de julho de 2025, ainda sofre com a resistência de algumas equipes e jogadores, e ganhou mais um obstáculo nesta semana.
Isso porque, o mercado ficou assustado com o pedido da FIFA de R$ 23 bilhões pelos direitos de transmissão do torneio. As informações foram divulgadas primeiramente pelo jornalista Rodrigo Mattos, do UOL.
O objetivo da FIFA é tornar o Super Mundial um evento global, gerando assim apelo comercial e receitas significativas à entidade máxima do futebol. Entretanto, a FIFA encontra resistência de patrocinadores, já que existe a concorrência com outros grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e a Champions League.
No Brasil, Fluminense, Flamengo e Palmeiras estão garantidos no Mundial de Clubes 2025. Resta apena uma equipe para a definição dos 32 times participantes, sendo que ainda há uma vaga aberta ao campeão da Copa Libertadores 2024 (Botafogo, Peñarol, Atlético-MG e River Plate seguem no páreo). Confira as sedes da competição.
Muitas ligas e jogadores criticam com veemência a realização do Super Mundial, apoiando-se na ideia de que o calendário já é inchado e que a realização de mais um torneio poderia comprometer ainda mais o desgaste físico e mental dos atletas. Recentemente, a LaLiga ainda citou o problema da falta de patrocínios esperados e pediu que o Mundial de Clubes 2025 não seja realizado.