Indústria

FIFA está em disputa com adidas e Coca-Cola sobre patrocínio do Mundial de Clubes

As duas patrocinadoras de longa data da entidade não ficaram satisfeitas com a tentativa de renegociação de contrato

FIFA está em disputa com adidas e Coca-Cola sobre patrocínio do Mundial de Clubes
Foto: Ennio Leanza/EFE

31 de outubro de 2024

2 minutos de Leitura

A FIFA está enfrentando uma disputa com suas parceiras e patrocinadoras de longa data, adidas e Coca-Cola, por conta dos direitos de patrocínio para a Copa do Mundo de Clubes 2025, de acordo com informações do The Guardian. O jornal afirma que casos separados foram registrados no Centro de Arbitragem Suíço, e devem ser analisados na próxima semana.

Até o momento, a entidade anunciou apenas a Hisense como patrocinadora para o torneio. Acredita-se que o conflito entre as duas marcas e a FIFA esteja relacionado a uma cláusula em seus contratos, que exige que a organização os inclua automaticamente como patrocinadores oficiais em todas as competições.

Fontes disseram ao The Guardian que tanto a Coca-Cola quanto a adidas estão “menos entusiasmadas com a situação”, depois que a FIFA tentou renegociar contratos com ambas as marcas para o torneio. Nenhuma das empresas aceitou participar de um novo processo de licitação.

A FIFA está recebendo criticas por colocar o novo torneio e seus potenciais ganhos acima do relacionamento com patrocinadores de longa data. Apesar da disputa, as empresas reafirmaram seu compromisso com a FIFA e com a Copa do Mundo de Clubes, segundo o jornal.

“Como parceira de longa data da Fifa em todos os seus torneios, continuamos nosso trabalho e planejamento para uma bem-sucedida Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025”, disse um porta voz da adidas ao The Guardian.

“Como um dos parceiros corporativos mais antigos da Fifa, valorizamos nosso relacionamento e continuamos focados em continuar nossa parceria de sucesso juntos e em revigorar e envolver os fãs ao redor do mundo”, acrescentou um porta-voz da Coca-Cola.

A FIFA tem encontrado dificuldades para firmar novas parcerias de transmissão e patrocínio para a competição, mas prometeu anúncios em breve.

“Estamos contratando ou em negociações avançadas com uma série de parceiros de torneios para a nova Copa do Mundo de Clubes da Fifa, e anunciaremos as primeiras grandes parcerias no próximo mês. O interesse do mercado é muito forte, e os acordos sendo negociados são tanto com novas marcas quanto com patrocinadores existentes da Fifa”, disse um porta-voz da FIFA.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT