
A Copa do Mundo de Futsal está rolando no Uzbequistão desde 14 de setembro e os fãs do esporte ganharam um grande presente na última quinta-feira (3).
Depois de muitos anos em busca de reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional – COI, a FIFA determinou em reunião do Conselho da entidade, realizada em 03/10/24, que estará entre suas metas até 2030 trabalhar para a inclusão do Futsal e do Beach Soccer nos Jogos Olímpicos.
O pleito vem ao encontro da realização do Mundial, em um trabalho capitaneado por diversas pessoas e entidades internacionais, mas que conta com o importante apoio do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que é membro do conselho da FIFA e foi um dos principais entusiastas e apoiadores para que a manifestação oficial da entidade fosse uma meta a ser cumprida nos próximos anos.
Durante a semana tive o prazer de acompanhar o diretor de futsal da Confederação Brasileira, Lavoisier Freire, em reuniões constantes com membros da FIFA, CONMEBOL e UEFA, buscando entender o melhor caminho e os próximos passos para conquistar o sonho olímpico. A proximidade das entidades na Copa do Mundo do Uzbequistão foi fundamental para colaborar diretamente com a adesão da pauta durante o congresso em Zurich, na Suíça.

Agora, a FIFA aguarda um retorno do COI e a principal dificuldade está no alto número de pessoas nas delegações. Os organizadores dos Jogos possuem como meta trabalhar no máximo com 10.500 atletas no total, número que já está no limite com as modalidades atuais. Será necessário muito diálogo e trabalho para encontrar o melhor formato para que o Futsal seja integrado já em 2032, porém pela primeira vez temos a certeza de que o caminho está sendo pavimentado e com chance real de acontecer.
Falcão, maior jogador da história da modalidade, também está por aqui e tem conversado bastante sobre a importância de não deixar o assunto esfriar para que desta vez o sonho olímpico seja consolidado.
Em quadra, o Brasil está em mais uma final, desta vez a maior da história das Copas contra a arquirrival Argentina, com transmissão da CazéTV, sportv e TV Globo, domingo às 12h, ao vivo.
Fora das quadras, o futsal está batendo recordes de audiência, tem expectativa de domingo ser uma das maiores audiências esportivas do ano e politicamente ativo nas principais causas da modalidade no mundo.
