Indústria

FIFPRO e Ligas Europeias denunciam FIFA por imposição de calendário de jogos

O Comunicado oficial da reclamação contem declarações de líderes de diversas competições de futebol da Europa

Foto: Divulgação

16 de outubro de 2024

2 minutos de Leitura

A Federação Internacional das Associações de Futebolistas Profissionais (FIFPRO) e as principais ligas da Europa denunciaram a FIFA por conta dos excessos de jogos no calendário do Mundial de Clubes. Na queixa feita à Comissão Europeia, os motivos das queixas estariam na data da competição (que será disputada no meio do ano que vem), a ampliação da fase inicial da Champions League, além da disputa Liga das Nações.

Executivos da FIFPRO Europa, Ligas Europas e LaLiga apresentaram os detalhes da reclamação em uma coletiva de imprensa que aconteceu em hoje (14), em Bruxelas. O Comunicado oficial pontua que o calendário apertado de jogos impacta a saúde, bem-estar e longevidade dos atletas, além de que a FIFA ameaça a sustentabilidade econômica e social e estabilidade das competições nacionais.

“Em inúmeras discussões e visitas aos vestiários, recebemos as mesmas mensagens por um longo período de tempo, de que eles estão jogando demais e não têm tempo suficiente para se recuperar. Antes da pior temporada de todos os tempos em termos de carga de trabalho, muitos também decidiram falar em público com a mesma mensagem: chega”, pontuou o presidente da FIFPRO, David Terrier.

“Está chegando a um ponto crítico. O feedback que temos dos jogadores é que há muito futebol sendo jogado e há uma expansão constante. A Premier League não mudou de forma. O que mudou nas últimas décadas foi a marcha das competições internacionais e regionais de futebol”, acrescentou Richard Masters, CEO da Premier League.

O comunicado oficial ainda possuí declarações de CEO´s da LaLiga, Serie A e diversas outras competições. O Mundial de Clubes 2025, teve data definida pela FIFA para acontecer entre junho e julho, período em que as temporadas europeias estarão pausadas.

Tags:fifa
Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT