Atletas

Franco Colapinto reacende o interesse da Argentina receber novamente a F1

Nascido em Pilar, província de Buenos Aires, o piloto começou no kart aos 9 anos e desde então vem sendo apontado como um dos nomes mais promissores do automobilismo

Franco Colapinto reacende o interesse da Argentina receber novamente a F1
Foto: Divulgação

01 de outubro de 2024

2 minutos de Leitura

A Argentina almeja ter novamente um GP de Fórmula 1 em seu território. Apesar do interesse não ser de hoje, o assunto voltou a ser debatido com a presença de Franco Colapinto na Williams.

Com apenas 21 anos, o jovem competidor ocupou a vaga do norte-americano Logan Sargeant na equipe inglesa. Nascido em Pilar, província de Buenos Aires, o piloto começou no kart aos 9 anos e desde então, vem sendo apontado como um dos nomes mais promissores do esporte a motor.

Detendo tradição no automobilismo, a Argentina recebeu ao longo da história 20 edições da categoria, sendo a última realizada em 1998. Recentemente, após a confirmação de Colapinto na Williams, o Secretário de Turismo, Meio Ambiente e Esportes do país, Daniel Scioli, declarou que existe a intenção de trazer a F1 de volta ao território argentino.

“A Argentina está pronta para sediar uma corrida de F1. Conversei com o presidente, Javier Milei, e com a secretária-geral da presidência, Karina Milei, para articular todos os esforços para que a Argentina volte a sediar um grande prêmio de F1”, disse Scioli.

Para iniciar o trâmite, os argentinos precisam concluir as reformas no Autódromo Oscar e Juan Gálvez, em Buenos Aires, para conquistar a autorização de segurança de Grau 2 da FIA. Um dos grandes palcos do automobilismo sul-americano, o circuito recebeu em 2024 corridas da TCR e terá a Stock Car no próximo final de semana.

O processo seguinte será a obtenção da licença de Grau 1 do órgão regulador para sediar uma etapa de Fórmula 1. Somente dessa forma, o local terá a certificação obrigatória.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT