Coluna

Lewis Hamilton e Ferrari promoverão “parceria do século” em 2025

O heptacampeão fará parte de uma aliança que proporcionará impulso comercial para a F1 e poderá gerar novo modelo de acordo no automobilismo

Foto: Reprodução

11 de outubro de 2024

2 minutos de Leitura

Renan Camargo
Renan Camargo
Analista da indústria do esporte a motor do MKTEsportivo

Um dos personagens mais midiático do esporte, Lewis Hamilton desperta atenção tanto por seu desempenho nas pistas e recordes conquistados, como também pelo seu posicionamento e preocupação com pautas de outras esferas.

Anunciado como piloto da Ferrari para 2025, o heptacampeão fará parte de uma aliança que proporcionará impulso comercial sem precedentes à Fórmula 1 e poderá gerar novo modelo de acordo no automobilismo.

Levando em consideração acertos de marcas de outros segmentos com atletas, no século XXI, não podemos deixar de citar os longevos acordos entre Nike e Cristiano Ronaldo, assim como Messi e adidas. Porém, quando se trata de uma franquia esportiva de grande relevância e um astro do esporte, Ferrari e Hamilton farão algo épico.

O termo “parceria do século”, no âmbito esportivo, pode ser utilizado nesta situação pois evoca o sentido de colaboração mútua entre duas entidades gigantescas. Solidificando essa ideia, nos últimos dias, surgiu o forte rumor que Hamilton também cogita patrocinar a Scuderia em 2025, ativando seu investimento em um público global e exigente.

A visibilidade da marca do piloto, o destilado sem álcool Almave, em uma montadora sinônimo de experiência de consumo e poder midiático, só corrobora com a tese de que o britânico terá uma participação diferenciada na equipe italiana, superando a esfera esportiva.

Em fevereiro, em um caso raro no esporte, a Ferrari passou a colher frutos antes mesmo de contar com Hamilton, logo após o anúncio oficial. A empresa apresentou valorização de mercado e reportou o melhor resultado de sua história, quando em 2023, cresceu quase 50%, passando a valer cerca de US$ 73 bilhões.

Outra beneficiada pela ida do heptacampeão à Scuderia será a Liberty Media. A proprietária da Fórmula 1 usufruirá ao máximo do acontecimento, que deverá ampliar o ímpeto entre os espectadores mais jovens e consolidar ainda mais a imagem da Ferrari na cultura pop.

Já no âmbito esportivo, Hamilton chegará para competir em alto nível, após conquistar grandes resultados em 2024, incluindo duas vitórias, mesmo com a Mercedes não tendo um dos melhores carros do grid. Além disso, o piloto deverá ter participação fundamental no amadurecimento de Charles Leclerc, seu companheiro de equipe em 2025.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT