Indústria

Parceiras e ativações recentes fortalecem relação da F1 com as gerações Z e Alpha

Através de estratégias de marketing e acordos que reforçam esse compromisso, a categoria tem notado crescimento no engajamento do público mais jovem

Parceiras e ativações recentes fortalecem relação da F1 com as gerações Z e Alpha
Foto: Reprodução

14 de outubro de 2024

2 minutos de Leitura

Não é de hoje que a Fórmula 1 busca ampliar seu mercado consumidor, preservando os fãs atuais e também cativando outras faixas etárias. Através de estratégias de marketing e de parcerias que reforçam esse compromisso, a categoria tem notado crescimento no engajamento do público mais jovem.

Seguindo este momento, a organização comandada pela Liberty Media vem anunciando iniciativas e acordos que buscam aproximar ainda mais o universo da F1 da Geração Z (pessoas nascidas de 1997 a 2010) e da Alpha, composta por crianças e adolescentes natos de 2010 a 2025.

Em 2024, a transmissão ao vivo da Fórmula 1 focada no público infantojuvenil voltou a ser realizada. A cobertura conta com gráficos 3D, transmissões de rádio personalizadas, explicações técnicas e um pacote atualizado de gráficos e animações, incluindo avatares dos pilotos. A produção cobriu as etapas de Mônaco, Grã-Bretanha, Holanda, Singapura e também estará disponível nos GPs de São Paulo e Abu Dhabi.

Além desta experiência, a F1 também fechou parceria com a Hot Wheels e com a Lego, prometendo coleções exclusivas aos fãs e ampliando a presença das marcas nas plataformas digitais da categoria e abrindo possibilidade para ativações em fan zones ao longo da temporada.

Segundo informações da The Insights Family, plataforma especializada em dados sobre crianças, a média de idade dos fãs da categoria está cada vez mais jovem e diversificada. Em 2017, era de 36 anos e em 2021 caiu para 32, enquanto a participação feminina quase dobrou nas últimas temporadas.

A apuração mostra que mais de 162 mil jovens entre 12 e 18 anos são os novos seguidores da F1. Com isso, de acordo com o relatório, a categoria foi o segundo esporte com o crescimento mais rápido nas redes sociais, apresentando aumento de engajamento de 36%, contabilizando interações com os pilotos e vídeos em plataformas como o Instagram e o TikTok.

Em março, a Fórmula 1 também divulgou o acerto plurianual com a Topps. Com a colaboração, a empresa especializada em artigos colecionáveis continuará produzindo coleções licenciadas da F1, Fórmula 2 e Fórmula 3, cativando público de diversas faixas etárias.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT