Nesta terça-feira (5), a FIFA divulgou diversas regras do Mundial de Clubes 2025, o primeiro a ser disputado no novo modelo da entidade, de quatro em quatro anos e com 32 times. O torneio vai ser realizado nos Estados Unidos de 15 de junho a 13 de julho, com quatro equipes divididas em oito grupos. A data do sorteio dos potes ainda não foi definida.
Dentre as novidades, o primeiro critério de desempate na fase de grupos será o confronto direto, seguido do saldo de gols e o número de gols feitos. Os dois melhores times dos potes avançam às oitavas de final, que será disputada em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, iremos para a prorrogação e, caso necessário, aos pênaltis. Foi definido também que não haverá disputa pelo 3º lugar.
Dos 32 clubes participantes, apenas um ainda não foi definido e ele será brasileiro, já que a vaga restante pertencerá ao campeão da Copa Libertadores 2024, sendo que a final da competição, entre Atlético-MG e Botafogo, está marcada para o dia 30 de novembro, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina.
Campeão da Libertadores em 2020 e 2021, o Palmeiras já está garantido, assim como o Flamengo, campeão em 2022, e o Fluminense, que conquistou a Glória Eterna em 2023. As outras equipes participantes são: Boca Juniors (Argentina), River Plate (Argentina), Auckland City (Nova Zelândia), Pachuca (México), Club León (México), Inter Miami (EUA), Seattle Sounders (EUA), Monterrey (México), FC Salzburg (Áustria), Atlético de Madri (Espanha), Juventus (Itália), Borussia Dortmund (Alemanha), Benfica (Portugal), Porto (Portugal), Internazionale de Milão (Itália) PSG, (França), Bayern de Munique (Alemanha), Manchester City (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Chelsea (Inglaterra), Ulsan (Coreia do Sul), Al Ain (Emirados Árabes Unidos), Urawa Red Diamonds (Japão), Al-Hilal (Arábia Saudita), Mamelodi Sundowns (África do Sul) e ES Tunis Esperance (Tunísia).
A FIFA também definiu que está proibida a participação de clubes que pertençam a outro time ou tenha o mesmo dono e empresa. Outra novidade será a nova janela de transferências a cada quatro anos, entre os dias 1º e 10 de junho, com objetivo de fortalecer as equipes participantes do Mundial.
A edição 2025 do torneio será realizada em 11 cidades norte-americanas, nos seguintes estádios: Miami (Estádio Hard Rock), Seattle (Lumen Field) Los Angeles (Estádio Rose Bowl), Orlando (Estádio Camping World e Estádio Inter&Co), Atlanta (Estádio Mercedes-Benz), Nashville (GEODIS Park), Charlotte (Estádio Bank of America), Cincinnati (Estádio TQL), Washington DC (Audi Field), Filadelfia (Lincoln Financial Field) e Nova York/Nova Jersey (Estádio MetLife). A decisão acontece no dia 13 de julho, em NY.
Neste momento, a FIFA enfrenta uma disputa com suas parceiras e patrocinadoras de longa data, adidas e Coca-Cola, por conta dos direitos de patrocínio para a Copa do Mundo de Clubes 2025, de acordo com informações do The Guardian. Em contrapartida, a entidade ainda sofre com a resistência de alguns jogadores, clubes e ligas, que não gostariam que a competição fosse realizada.